1º ano do mandato da Prefeita Adriana teve várias conquistas

Dentre as principais estão a instalação da Casa de Apoio em Barretos e o Ganha Tempo

O governador Geraldo Alckmin e a A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado (PSDB) está prestes a terminar o primeiro ano do seu mandato. Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, ao longo deste período, foram muitas as conquistas, apesar da forte crise econômica que o país vive, o que reflete diretamente nos municípios.

Foi em 2017, por exemplo, que foram realizados antigos sonhos da população ituveravense. A instalação da uma Casa de Apoio em Barretos, que recebe pacientes que fazem tratamento no Hospital de Câncer de Barretos; outra importante conquista foi o início das obras do emissário de esgoto que vai interligar a rede da área industrial, próximo à Indústria Santa Maria, à urbana; e o anúncio de que o antigo Mercadão Municipal se tornará um Ganha Tempo, o que permitirá abrigar, em um mesmo local, diversos serviços relevantes para a população.

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura listou algumas das conquistas no primeiro ano do mandato da prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado. Confira:

Casa de Apoio foi uma das principais conquistas do ano

Em julho, com a presença de diversas autoridades, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado inaugurou a Casa de Apoio, que foi montada pela Prefeitura em Barretos para dar suporte aos pacientes que fazem tratamento no Hospital do Câncer, mantido pela Fundação Pio XII. Hoje, em pleno funcionamento, a casa atende com dignidade e conforto os quarenta ituveravenses que, em média, lá são recebidos diariamente.

Localizada à Rua São José, 734, no bairro Paulo Prata, a casa foi adaptada e dividida em quatro alas/casas, com quarto, sala, cozinha e banheiro em cada uma delas. Na área externa, foram colocadas cadeiras de descanso e uma televisão, para que os hóspedes possam relaxar e interagir com as outras pessoas que estão na casa.

Além da estrutura completa e confortável, estão disponíveis na casa profissionais extremamente competentes, como administradores, cozinheira e enfermeira. A Casa de Apoio também oferece café da manhã, almoço, café da tarde, e jantar para os pacientes e seus acompanhantes. O intuito, como explicou a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado, é oferecer conforto aos que precisarem usufruir da Casa de Apoio.

Cada ala da Casa de Apoio recebeu o nome de um notável ituveravense, sendo os homenageados o ex-vereador Norival Freitas de Mattos (“Gabiru”), Ofélia Lima Ferreira (“Felinha”), Milza Jorge Barboza e Benedita Nogueira Borte (“Ditinha”). Os familiares dos homenageados prestigiaram a solenidade de inauguração. 

Funcionamento 

Os pacientes que fazem tratamento no Hospital do Câncer de Barretos e que vão com o transporte oferecido pela Prefeitura, estão sendo encaminhados para a Casa de Apoio após as consultas. Os que vão de transporte particular, também podem se encaminhar à Casa de Apoio.

Prefeita deu importante passo para iniciar Distrito Industrial

A Prefeitura de Ituverava deu um grande passo para a implantação de um Distrito Industrial. Em outubro, foram iniciadas as obras do emissário de esgoto que vai interligar a rede da área industrial, próximo à Indústria Santa Maria, à área urbana.

A obra, que deve ser entregue neste ano, é aguardada há mais de dez anos pelos empresários. O atual sistema de esgoto adotado na área é ultrapassado e gera inconvenientes e transtornos para as empresas instaladas no local.

Os recursos para a obra são da FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), conseguidos com apoio do deputado Barros Munhoz, e no início do seu mandato, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado agilizou a documentação e o projeto, o que possibilitou que as obras fossem iniciadas.

O projeto foi elaborado em parceria entre as secretarias da Indústria e Comércio, Obras e Serviços Urbanos e o SAAE.

A nova rede de esgoto vai beneficiar, não só os 500 funcionários que trabalham nessa área, mas também a população, que sonha com a implantação de um Distrito Industrial na cidade, pois, o emissário é o início da realização desse sonho.

A prefeita Adriana explica a importância da obra. “Estamos preparando a cidade para o futuro, para que possa receber novas empresas, que vão acelerar o desenvolvimento de Ituverava e na geração de empregos”, ressalta.

Ituverava terá Ganha Tempo no antigo Mercadão Municipal

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior, estiveram em São Paulo, neste mês, para a assinatura de convênio junto ao Governo do Estado de São Paulo, para liberação de verbas para reforma e adequação do Mercadão Municipal,  onde será instalado o Ganha Tempo.

O importante convênio, que vai liberar R$ 600 mil, para as obras do Ganha Tempo,  intermediado pelo deputado Barros Munhoz.

O Ganha Tempo é um projeto idealizado pela Secretaria da Indústria e Comércio e elaborado pela Secretaria de Projetos e Convênios da Prefeitura, que vai disponibilizar diversos serviços em um único local.

Funcionarão no antigo Mercadão Municipal o Detran, PAT, Banco do Povo, Procon, SEBRAE, uma Unidade da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, e um Setor de Identificação, que oferecerá o serviço de emissão da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade (RG).

Benefícios

Estes serviços em um só local, além de facilitar para a população, gerará grande economia para a Prefeitura, pois alguns desses órgãos são instalados em imóveis alugados pelo município. Além do mais, o local é estratégico, pois o Ganha Tempo funcionará no Centro da cidade.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Luciano Chaebub Rodrigues (Lolô), “assim que iniciou sua administração, a prefeita Adriana pediu que trabalhássemos para viabilizar o projeto do Ganha Tempo. E, com a ajuda de todas as secretarias municipais, o incansável empenho da prefeita Adriana; e o apoio incondicional do deputado Barros Munhoz, o convênio já foi assinado. Tenho certeza de que em 2018, o Ganha Tempo de Ituverava, será uma importante referência em todo o Estado de São Paulo”, enfatiza Lolô.

Prefeitura reinaugurará creche no Alto da Estação

Está programada para os próximos dias, a reinauguração da Creche Municipal Nossa Senhora Aparecida, pela prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado.

As atividades da creche, instalada ao lado da Escola Profissionalizante “Mauro César Borzani”, serão retomadas no próximo ano.

A Creche Nossa Senhora Aparecida é localizada na rua Miguel Moisés, nº420, Alto da Estação.

O prédio recebeu nova pintura, foram adquirimos novos móveis, e a instituição de ensino já está pronta para retomar as atividades já no primeiro semestre de 2018.

Creche em Aparecida do Salto teve reforma e ampliação

A Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria da Educação, inaugurou, em setembro, a reforma e ampliação na Creche Municipal Aparecida Silva, em Aparecida do Salto.

A Creche Municipal “Aparecida Silva” foi inaugurada em 1988, pelo então prefeito Dr. Lúcio Adalberto Lima Machado. Atualmente atende a mais de cinquenta crianças do distrito de Aparecida do Salto.

Depois das obras de reforma e ampliação, a Creche Aparecida Silva passou a contar com nova sala de diretoria, secretaria, sala dos professores, banheiro dos funcionários e das crianças, sala de TV, biblioteca, brinquedoteca, etc. Também foi realizada a pintura geral no prédio.

Centro de Convivência do Idoso recebe melhorias

Em dezembro, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado esteve no Centro de Convivência do Idoso, mantido pela Secretaria do Bem-Estar e Integração Social, para vistoriar as obras de cobertura da piscina e reforma da quadra de malha e bocha da instituição.

O convênio para liberação de verbas foi uma solicitação da prefeita, ao governador Geraldo Alckmin, por intermédio do deputado estadual Barros Munhoz.

São melhorias que vão beneficiar o treinamento dos frequentadores do Centro de Convivência do Idoso, bem como, a preparação dos atletas que disputam jogos regionais e estadual, como o JORI.

 

Laboratório Municipal está passando por ampliação

Em junho, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado vistoriou as obras de reforma e ampliação do Laboratório Municipal “Dr. Nelson Soares de Oliveira”, que serão concluídas no próximo ano.

O prédio do Laboratório Municipal, em frente a Creche Nossa Senhora do Carmo, foi construído há mais de 30 anos, na primeira gestão do prefeito Lúcio Adalberto Lima Machado, que também foi responsável pela última reforma no local, em 2004.

O Laboratório realiza mais de 14 mil exames por mês, e a ampliação é necessária, para melhor atender à população.

Centro de Saúde passa por importante ampliação

As obras de ampliação do Centro de Saúde de Ituverava, antigo Abrigo de Idosos na Vila São Jorge, começaram em novembro. Estão sendo construídas uma nova e ampla sala de espera, recepção, e salas de pré e pós-consulta.  O trabalho deve seguir até o 1º semestre de 2018.

A ampliação do Centro de Saúde só está sendo viável devido a uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, do então deputado federal Duarte Nogueira, hoje prefeito de Ribeirão Preto, e também do deputado federal Baleia Rossi.

O objetivo da ampliação do Centro de Saúde é garantir um ambiente mais confortável e acolhedor para a população atendida no local.

A obra ligará o antigo prédio aos oito novos consultórios que foram finalizados recentemente.

Programa “Melhor em Casa” oferece atendimento humano

Em outubro, Ituverava – cidade considerada referência no setor de saúde – deu outro passo para se consolidar ainda mais o atendimento à população, pois foi iniciado o treinamento dos profissionais do “Melhor em Casa”, programa recentemente instalado em Ituverava.

O objetivo do “Melhor em Casa”, que já está em pleno funcionamento, é atender pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de locomoção para ir até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o tratamento.

Equipe

A equipe do programa é formado por uma equipe multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), formada por três auxiliares/técnicos de enfermagem, três enfermeiros, um médico clínico e dois fisioterapeutas; e uma equipe multidisciplinar (EMAP), formada por um assistente social, um psicólogo e um nutricionista.

Os profissionais já iniciaram as atividades nos domicílios, em rede com hospitais de referência e estratégias de saúde da família. 

Área da Cultura foi bem movimentada em 2017

Na área da Cultura, também foram muitas as conquistas. O Centro Cultural “Cícero Barbosa Lima Júnior” recebeu ampla reforma. O saguão foi redecorado; foram reformados os banheiros e o balcão da lanchonete.

No teatro, todas as poltronas que estavam quebradas foram reformadas, o telhado passou por reparos, o carpete substituído, as cortinas receberam reparos, bem como o piso do palco, que foi envernizado.

A Secretaria da Cultura também promoveu reformas na Capela de Nossa Senhora do Rosário, no Largo do Rosário, próximo à Rodoviária, e construída por escravos, que estava com vidros quebrados, danificando as obras de artes lá existentes, e com peças do assoalho podres, que foram substituídas por madeiras da mesma qualidade.

A Biblioteca Municipal “Adhemar Cassiano”, localizada no Centro Cultural, também recebeu investimentos. Entre as aquisições e doações, a biblioteca conseguiu cerca de 2 mil novos livros, o que eleva o acervo para cerca de 80 mil livros.

A cidade ainda teve diversas atrações culturais de qualidade ao longo do ano, tudo oferecido gratuitamente à população.

Parque Recreio se tornou sede da Secretaria do Meio Ambiente

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura de Ituverava está funcionando no Parque Recreio “Balduíno Nunes da Silva”.

A mudança teve o intuito de garantir mais segurança e movimentação no Parque Recreio, que é um dos principais pontos turísticos de Ituverava, e mantido pela Prefeitura, através da Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer.

A Prefeitura também planeja instalar no local um Centro de Educação Ambiental, pois além de facilitar a entrega de mudas de árvores, através do Viveiro Municipal de Mudas, vai levar as pessoas para terem mais contato como Parque Recreio.

Feira da Bondade marcou as comemorações do 10 de março

No dia 10 de março, feriado municipal, Ituverava comemorou 132 anos de Emancipação Política. Para marcar a data, a Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer, Fundo Social de Solidariedade e com o apoio das demais Secretarias Municipais, promoveu, a Feira da Bondade.

A festa foi os dias 9 e 12 de março, na Praça Dez de Março, com shows, atrações culturais e ampla praça de alimentação.

A Feira da Bondade teve como parceiros a ACII (Associação Comercial e Industrial de Ituverava) e a Fundação Educacional de Ituverava. Todos os eventos foram gratuitos. O público foi brindado com a Feira de Artesanato, onde os artistas de Ituverava tiveram a oportunidade de expor seu trabalho. Também  houve Praça de Alimentação, comandada pelas entidades assistenciais do município .

Secretária da Cultura realizou diversos eventos culturais

A Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer, coordenada pelo secretário Wlamir Tony Lucas Ribeiro, desenvolveu diversos eventos culturais em 2017.  Além da Feira da Bondade, a Prefeitura de Ituverava retomou esse ano, a festa de Dia das Crianças e o tradicional Desfile Cívico de 7 de setembro.

A Secretaria também promoveu a Semana Cultural – 1ª Feira do Livro em Ituverava, evento que contou com diversas atrações culturais, como a apresentação de fanfarras e da renomada pianista Eudóxia de Barros, além de stands de vendas de livros.

Através da Secretaria, a Prefeitura também apoiou vários eventos no município, como exposições, entre outras atividades.

O último evento realizado pela Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer foi a Chegada do Papai Noel 2017, que lotou a Praça 10 de março, segunda-feira, dia 13 de dezembro.

Novos loteamentos foram liberados pela prefeitura em 2017

A Prefeitura, através do setor de Fiscalização de Obras, liberou quatro loteamentos este ano.

Os loteamentos que foram “destravados” estão localizados nas proximidades do Jardim Guanabara/Fafram; Cachoeira Salto Belo; bairro Benedito Trajano Borges; e da represa da Av. Paulo Borges de Oliveira/Joaquim de Menezes.

O objetivo é apoiar e incentivar a iniciativa privada na expansão da cidade e, indiretamente, para o desenvolvimento do município. 

Campeonato Amador volta ser realizado em Ituverava 

A Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, por meio do secretário de Esportes, Márcio Antônio Macedo Melo, com apoio do vereador Everaldo Machado Dias “He-Man” retomou uma grande tradição do município, o campeonato amador.

O Campeonato Amador 2017/2018, que homenageia o médico Dr. José de Moura Jorge, está sendo disputado entre bairros e distritos do município.

Os jogos estão sendo no Campo “Cleso Barbosa Silva”, no Ginásio Municipal de Esportes “Orlandão”, e a população tem prestigiando o evento.

Parceria entre SESI e Prefeitura atendem 400 crianças na cidade

No início do mês de setembro, a prefeita Adriana Quirez Jacob Lima Machado, assinou convênio com o SESI de Franca, para implantação do programa “Atleta do Futuro” em Ituverava.

O programa está sendo desenvolvido em parceria com as secretarias do Esporte e da Educação, e atende 400 crianças.

Os jovens recebem, no período contrário ao escolar, aulas das as seguintes modalidades esportivas: futsal, futebol, voleibol, basquete, tênis de mesa, karatê, Kung Fu e capoeira.

Idosos do Centro de Convivência se destacaram em vários torneios

            Durante todo o ano, a Prefeitura de Ituverava, através das secretarias de Esportes e do Bem-Estar e Integração Social, atletas do Centro de Convivência do Idosos, treinaram nas mais diversas modalidades esportivas.;

Eles participaram de diversos torneios na região e no Estado, conseguindo grandes conquistas ao longo do ano.

No JORI, Ituverava se classificou em 12º lugar, entre mais de 60 cidades. Os ituveravenses conquistaram uma medalha de ouro no Atletismo; prata e duas de bronze na Natação; e uma de bronze em Vôlei Adaptado Masculino.

Na fase estadual do JORI, o atleta Joaquim Marques foi o 4º melhor do Estado na modalidade Atletismo e, na modalidade Natação, o atleta José Cortez Rodrigues, foi o 10º melhor.  A cidade também se destacou no JAI.

Na LIVAP (Liga de Voleibol Adaptado Paulista), pela primeira vez Ituverava se classificou para as finais em todas as categorias 50, 60 e 70 anos, nas equipes femininas e masculinas.

Prefeita fortalece parceria com a Câmara Municipal

Ainda de acordo com a Assessoria de Imprensa de Prefeitura, no decorrer do ano a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado estabeleceu uma notável sintonia com a Câmara de Vereadores.

Com interlocução do Chefe de Gabinete, José Paulo Jacovassi, e do Secretário Executivo, José Sérgio Cerqueira, todos os projetos enviados pela Prefeitura à Câmara foram aprovados, proporcionando assim, diversas melhorias para a população ituveravense.