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19/10/2013

HORÁRIO DE VERÃO PREJUDICA O SONO DE MUITAS PESSOAS

Relógios devem ser adiantados em uma hora hoje, à meia-noite

Começa hoje, sábado, à meia-noite, o horário de verão. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil devem adiantar os seus relógios em uma hora. A Bahia,assim como ocorreu no ano passado, não vai aderir ao horário especial, que termina no dia 16 de fevereiro do ano que vem.

Criado por Benjamin Franklin com o intuito de aproveitar melhor a luz solar e, dessa forma, economizar energia elétrica.

Pode parecer simples adiantar o relógio em uma hora, mas o horário de verão causa muito desconforto às pessoas, e conseqüências ao organismo. Isso ocorre porque é necessário a pessoa adaptar seu relógio biológico, no início e no fim do horário especial. Com a mudança – mesmo que seja de apenas uma hora – o corpo sofre alterações, especialmente em relação ao sono.

Cansaço e irritabilidade
Muitas pessoas acostumadas a dormir em determinado horário todo dia, podem dormir uma hora a menos durante o horário de verão, o que pode trazer cansaço e irritabilidade. É como se a pessoa acostumada a dormir às 23h, se deitasse, durante o horário de verão, neste mesmo horário, e como o relógio está adiantado uma hora, só conseguirá dormir à 0h. No entanto, ela acordaria no mesmo horário em que está habituada, portanto, teria uma hora a menos de sono.

Não existe fórmula correta para se preparar para o horário de verão
Para se preparar para o horário de verão, não existe fórmula correta. No entanto, o ideal é evitar atividades estimulantes antes de dormir, como praticar exercícios físicos, tomar café e assistir televisão por muito tempo. O consumo de frutas, verduras e legumes também melhora o sistema imunológico e, conseqüentemente, o relógio biológico.

O estudante Wellington Andrade não aprova o horário de verão, pois afirma sofrer muito nesse período. “É muito ruim, especialmente nos primeiros dias. Sempre durmo muito mal, e o dia fica muito longo”, queixa-se.


“Todo ano tento me preparar da melhor forma possível, evitando café e tudo que me deixa agitado, mas não adianta. Só volto a dormir bem quando o horário de verão acaba mesmo”, completa.

Dicas para se adaptar ao horário de verão

Mantenha o ritmo mais leve
Relaxe no dia em que o horário de verão entra em vigor, evitando indisposição. Pegue leve nos exercícios, realize atividades que acalmem, como ioga, por exemplo.

Durma mais
Tente ir para a cama duas horas mais cedo do que o habitual. Provavelmente, você não vai pegar no sono imediatamente, mas o clima calmo prepara o corpo para o descanso.

Não perca tempo
Deixe todas as suas coisas arrumadas para o dia seguinte, evitando perder tempo ou passar nervoso antes de sair de casa na segunda-feira.

Não exagere nas refeições
Faça refeições mais leves, que não exijam muito esforço do seu organismo para a digestão.

Aproveite para descansar
Até sentir que seu organismo está acostumado com a mudança, recuse os convites para sair e voltar tarde demais para casa. No dia seguinte, acordar pode ser muito complicado.

Organize seus horários
Pelo menos na primeira semana do horário de verão, fixe horários para todas as suas atividades e tente respeitá-los ao máximo. Isso evita distúrbios de apetite (como fome fora de hora) e um cansaço exagerado.

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