Alunos do Proerd de Ituverava recebem diploma

Alunos da Redes Municipal de Ensino de Ituverava recebem certificando de conclusão no Proerd

O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas desenvovido pela Polícia Militar 

Em clima de festa e com grande público, cerca de 200 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de três escolas da Redes Municipal de Ensino de Ituverava, participaram na manhã da última terça-feira, 26, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem seu uso, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas. O projeto é desenvolvido pela Polícia Militar, e foi aplicado no período de dez semanas, no segundo trimestre de 2018, em parceria com a Prefeitura de Ituverava.
Os formandos são da EMEF “Professor Antônio Josino de Andrade”, EMEF “Jardim Guanabara” e EMEF “Trajano Francisco Borges, do distrito de São Benedito da Cachoeirinha.
Na cerimônia, realizada na Praça Dez de Março, estiveram presentes o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Ituverava, o Capitão Helder Antônio de Paula; o subtenente da Policial Militar e responsável pelo Proerd no município, Eugênio Luiz de Paula; o soldado Danilo Biziac Antonini, também instrutor do programa; o delegado de Polícia Márcio Barbosa Macedo; o secretário do Bem-Estar Social, Antônio Carlos Silva; os vereadores Daniel Ramos da Silva e Andrea Fonseca Yamada Scotte; representantes de Conselhos Municipais; equipe gestora e professores das escolas, familiares dos alunos e outras autoridades.
Também prestigiaram o evento, o conselheiro tutelar Marcelo Mariano Moreira da Silva; o gestor em Saúde Pública, Sérgio Renato Macedo Chicote; o presidente do CONSEG, Jean Carlo Ferreira de Matos e o pastor da Igreja Metodista no Brasil, Cleber Rocha.

Solenidade 

Durante a solenidade, os formandos participaram de apresentações de música, paródias, dança e teatro relacionadas aos temas abordados e homenagearam os instrutores do programa em Ituverava. Também foram premiados os alunos que se destacaram, em cada sala, na redação proposta ao final do Proerd com o tema “Valorizando a Própria Vida” (ver quadro).
Ao final, todos os formandos fizeram o tradicional juramento prometendo nunca se envolver com as drogas, cantaram e dançaram a música do Proerd juntamente com o mascote do programa, o Leão Daren e agentes da PM, e receberam os certificados de conclusão do curso.
O comandante da Polícia Militar de Ituverava, Capitão Helder Antônio de Paula, fala sobre a importância do programa na formação de crianças e jovens. “O Proerd é uma ferramenta fundamental no combate às drogas e à violência, pois ele prepara as crianças de modo atrativo e dinâmico sobre como lidar com essas possíveis situações. Além disso, o Proerd desenvolve nos alunos a autoestima, respeito, cidadania e civilidade, sendo assim, um forte complemento na educação oferecida aos alunos nas salas de aula”, explica o capitão.

Alunos premiados na redação do Proerd

Murilo Henrique de Souza Moreira – 5º ano A – EMEF “Jardim Guanabara”

Yngrid Bianca Pereira da Silva – 5º ano B – EMEF “Jardim Guanabara”

Anita Rodrigues Almeida – 5º ano A – EMEF “Trajano Francisco Borges”

Cauan Henrique Galassi Soares – 5º ano B – EMEF “Trajano Francisco Borges”

Giane Sara Viana da Silva – 5º ano C – EMEF “Trajano Francisco Borges”

Amanda Borges Andreoli – 5º ano A – EMEF “Antônio Josino de Andrade”

Murilo Amaral Dias – 5º ano B – EMEF “Antônio Josino de Andrade”

Victor Alves Ribeiro Neto – 5º ano C – EMEF “Antônio Josino de Andrade”

Davi Almeida Spinett Marin – 5º ano D – EMEF “Antônio Josino de Andrade”