Alunos têm desempenho ruim em teste básico de português

Mais da metade (53%) de 9 mil estudantes não conseguiu completar um ditado simples de português com 30 palavras do cotidiano sem errar ortografia em, no mínimo, 8 delas.
O levantamento feito pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) chama a atenção para o baixo desempenho dos estudantes do Ensino Médio, técnico, graduação e pós: só 49,7% foram aprovados, ou seja, cometeram menos de 8 erros. Em pesquisa semelhante feita em 2017, 54% dos participantes passaram na prova. Entre os alunos do Ensino Médio, mais da metade foi reprovada: 55,9% de reprovação entre os alunos do Ensino Técnico e 52,9%, no Ensino Médio Regular.
Os universitários, maioria entre os participantes, tiveram 49,5% de reprovação e 16,7% dos estudantes da pós-graduação também foram reprovados. Testes online de português são frequentes em processos seletivos em todas as áreas para estágio e trainee.
Apesar de ser um curso da área de Exatas, Engenharia de Produção é a área de estudo cujos alunos mais acertaram na grafia das palavras. Por outro lado, os alunos do curso de Rádio e TV tiveram o pior desempenho.