Apae consolida Ituverava na vanguarda da área da Saúde

CER II e III da Apae vão realizar por mês seiscentos atendimentos físicos, mentais e auditivos

O presidente Márcio Roberto Gonçalves Vieira (centro), a diretora administrativa Rosângela Borini e a Coordenadora do CER Fernanda Cristina Silva de Oliveira

Ituverava continua se consolidando como referência regional na área de saúde. Após a implantação do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e do CAPS Viver, e os serviços de qualidade oferecidos por instituições como a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital de Maternidade de Ituverava – São Jorge, os PSFs e o CER II (Centro Especializado em Reabilitação) da Associação Pais e Amigos Excepcionais de Ituverava (APAE), a instituição está construindo o prédio que abrigará o III CER (Centro Especializado em Reabilitação, que vai atender portadores de deficiência auditiva.
Centros Especializados em Reabilitação prestam serviços de assistência à saúde por meio de atendimento ambulatorial, oferecendo acompanhamento a pacientes em reabilitação física, intelectual e visual para desenvolvimento de habilidades para uma melhor qualidade de vida.
Existem três categorias de CER – a II, a III e a IV, números que correspondem à quantidade de modalidades de reabilitação (física, intelectual e autismo, auditiva e visual).

Importância

Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, a diretora administrativa da APAE de Ituverava, Rosângela Borini fala sobre a importância dos CERs, para atendimento de pessoas portadoras de deficiência física, intelectual e auditiva.
“Hoje funciona o CER II, que atende pessoas com deficiência física e intelectual. Com o CER III, estaremos prontos para abranger nosso atendimento para a modalidade auditiva. Um dos outros objetivos, é também deixar as instalações prontas para futuramente atender o CER IV, que será voltado para os portadores de deficiência visual”, afirma.

Centro Especializado em Reabilitação III

Com cerca de 500 m², a nova unidade do CER está sendo instalada nas dependências da APAE e orçada em aproximadamente R$ 500 mil. A obra está sendo executada com recursos próprios, advindos de arrecadação da Campanha Sócio-Contribuinte e de eventos beneficentes, como o tradicional Leilão de Gado, promovido pela Loja Maçônica 16 de Julho.
A diretora administrativa da APAE, Rosângela Borini, afirma que o prédio deverá ser concluído até em junho de 2019, onde serão atendidas pessoas portadoras de deficiência auditiva.
“Estamos no meio da obra, trabalhando no segundo dos três pavilhões que a unidade terá. Serão três blocos, que contarão com salas individuais para cada área da saúde”, disse.

O Centro Especializado em Reabilitação atenderá com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de diferentes especialidades, entre eles, dois fisioterapeutas, duas fonoaudiólogas, duas psicólogas e um médico otorrinolaringologista.
Ainda de acordo ela, com a CER III, a Apae deverá realizar cerca de 600 atendimentos mensalmente. “Hoje, são atendidas mensalmente 400 pacientes com deficiência física e intelectual, e com a nova unidade o número deve passar para 600 atendimentos, 200 a mais”, destaca Rosângela.

CER é mais uma modalidade de atendimento que Ituverava dispõe

O CER é habilitado através da portaria 1357 e 1358 de dezembro de 2013, pelo Programa Viver sem Limite do Ministério da Saúde. É um órgão de reabilitação assistida que dispõe de médicos psiquiatras, neurologistas, ortopedistas, fonoaudiólogas, psicólogas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiras, assistentes sociais, pedagogas”, ressalta.
A diretora administrativa da APAE, Rosângela Borini fala sobre a importância do CER III para Ituverava. “A cidade só tem a ganhar, pois representa a oportunidade de atendimento a mais um Centro de reabilitação, a auditiva”, enfatiza a diretora administrativa.
“É uma conquista não só de Ituverava, pois também atendemos pacientes das cidades de Guará, Miguelópolis, Aramina, Igarapava e Buritizal. Com o CER III, vamos disponibilizar tratamento de qualidade e especializado a quem precisa, com serviços de excelência, como prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionado a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, afirma.
“É importante frisar que os municípios atendidos pelo CER, não contam com serviços especializados, portanto, é mais uma importante conquista”, completa a diretora administrativa da Apae, Rosângela Borini.
Atendimento especializado
Os CERs são unidades voltadas ao atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial.
O diagnóstico, avaliação, orientação e estimulação precoce dos usuários são de responsabilidade da equipe multiprofissional, composta de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.
Para proporcionar o acesso de pessoas cuja deficiência interfira em sua mobilidade e acessibilidade aos meios de transporte convencionais, a Apae de Ituverava oferece veículos adaptados para transporte de usuários.

Público Alvo

O público-alvo é formado por pessoas portadoras mielomeningocele, deficiências múltiplas, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência intelectual, autismo, distúrbios de aprendizagem globais e específicos, distúrbios de fala e linguagem, TDAH, AVE (Acidente Vascular Encefálico), TCE, lesão medular, amputação, lesão nervosas periférica, síndrome pós-poliomielite, ortopedia e deformidades, doenças neurodegenerativas (ELA, Parkinson, EM, etc.), distrofias musculares, bebês prematuros ou de risco, e PC/ECINP.

Diretoria da Apae

Presidente – Márcio Roberto Gonçalves Vieira
Diretora administrativa – Rosângela Borini
Diretora pedagógica – Lucymara Bertinatto de Carvalho Sanches
Coordenadora do CER – Fernanda Cristina Silva de Oliveira