Atividades físicas na gravidez proporcionam muitos benefícios

Atividades físicas são importantes na gravídez. No destaque a professora Letícia Lacerda Cavalcante Viana

A educadora física Letícia Lacerda Cavalcante Viana, que tem Certificação Internacional em Hidroginástica, proferiu várias palestras na Unimed Norte Paulista, sobre a importância da atividade física para gestantes.
“Quando a mulher se descobre grávida, além de pensar na saúde do bebê, há uma tendência de se preocupar com o enxoval, chá revelação, quartinho decoração etc., mas se esquece do seu corpo”, afirma.
“Mas seu corpo passa por uma metamorfose global e, muitas abdicam dos cuidados, para já se dedicar de forma intensa a este momento sublime. Este fato pode fazer com que passe por alguns problemas, que podem ser evitados e contornados”.
A educadora fala sobre as mudanças corporais. “São mudanças posturais, como forçar a coluna, ganho de peso extra, sobrecarga na região pélvica, inchaço nas pernas, insônia, alterações de humor, pois com todas estas mudanças entram os fatores emocionais, além de outras mulheres terem problemas de aumento da pressão arterial. Portanto, é importante que tenham uma boa orientação”, observa.

Atividades na gestação
“Toda atividade feita com cautela e orientação profissional é benéfica, mas algumas são mais indicadas, a hidroginástica e a natação são duas delas”.
“As aulas nestas modalidades consistem em atividade aeróbica convencionais, mas sem sentir o peso corporal nas articulações, sem impacto ou lesões. A água é um elemento relaxante, que alivia estresse e tensões sempre que o corpo está imerso”, diz Letícia.
“Estas atividades também promovem um melhor condicionamento físico e preparo muscular, o que faz com que o corpo volte ao normal mais rápido após o parto. Sobre a mulher não saber nadar, a educadora física explica que as piscinas Competir Sport & Fitness possuem acessórios de segurança e conforto para as futuras mamães.
Existem exercícios contra indicados?
“Existem sim. Portanto é recordado que a aula seja ministrada por profissionais altamente qualificados, credenciados e especializados, pois é mais prudente e seguro”, orienta.
“Portanto, além da recomendação do obstetra, como profissional com especialização nesta área, os exercícios são comprovadamente recomendados”, afirma a proprietária da Competir Sport & Fitness, a educadora física Letícia Lacerda Cavalcante Viana.

Benefícios da Hidroginástica e natação para gestantes

1- Aumenta a disposição
2- Alivia tensões musculares na região lombar e pélvica
3- Elimina prisão de ventre
4- Reduz ganho excessivo de peso
5- Reduz inchaços e edemas nas pernas, joelhos e tornozelos
6- Traz benefícios para o coração da mãe e do bebê
7- Equilibra a pressão arterial 8 – Previne varizes
9- Melhora o sono
10- Melhora o humor