Bate-Bola

Idade: 35 anos
Filha: Bárbara Melo Yamada Barreto
Profissão: Advogado
Filiação: Aparecida Matiko Yamada
Barreto e José Orlando Barreto
Onde nasceu: Ituverava

Já jogou futebol? Qual a posição? Em quais times?
Sim, sempre gostei de jogar futebol, mas, apenas por lazer. Jogava principalmente como atacante e, matador (risos).

Para qual time você torce? Por quê?
Torço pelo Sport Club Corinthians Paulista. Foi uma decisão sábia, que começou quando ganhei minha primeira camisa em 1990, no primeiro Campeonato Brasileiro conquistado pelo Timão. Lembro do meu pai assistindo os jogos e comemorando os gols. Sou corintiano por influência dele e, valeu a pena.

Para qual time você jamais torceria? Dê três motivos. E para qual torceria em segundo lugar?
Jamais torceria pelo Palmeiras e, são vários os motivos. É o maior rival do Corinthians, time acostumado a ser goleado pelos pequenos, e conquistar campeonatos “via fax”. Acredito que não torceria para nenhum outro time.

Qual foi o melhor jogador que já atuou pelo seu time e qual a melhor formação de todos os tempos? Descreva um momento inesquecível do seu time.
Vários craques passaram pelo Corinthians, mas, o melhor e que mais brilhou, foi o Ronaldo Fenômeno. A melhor formação foi na campanha do campeonato da Libertadores da América em 2012, culminando na conquista do título. O momento inesquecível foi a conquista do Bicampeonato Mundial de Clubes.

A vinda de Rafinha e Davi Luiz, para o Flamengo, Daniel Alves para o São Paulo, entre outros profissionais, você acredita que vai melhorar o nível do futebol brasileiro?
Acredito sim, mas essa melhoria não é diretamente ligada ao nível do futebol brasileiro, uma vez que são poucos profissionais que vieram de fora, o que não suficiente para qualificar o campeonato.
No entanto, a melhoria maior seria extracampo, como vem acontecendo com o VAR. No mais, a vinda desses jogadores aumenta a publicidade e visibilidade internacionalmente, podendo atrair novos craques.

Quais os quatro principais cotados para conquistar Campeonato Brasileiro deste ano?
Esse ano não tem para ninguém, pois o Flamengo já é o campeão, principalmente, depois da vitória de 1 a 0 sobre o Grêmio, com oito reservas, na casa do adversário. Depois Palmeiras, Santos, Grêmio ou Corinthians, pois ainda acredito no Timão.

Quais as quatro equipes cotadas para serem rebaixadas no Campeonato Brasileiro deste ano?
Pelo que estão jogando são: Avaí, CSA, Chapeconense e Cruzeiro.
Qual sua opinião sobre VAR?
Apesar de apresentar equívocos, veio para somar e trazer um futebol mais justo.
Você considera o técnico Tite o ideal para comandar a Seleção Brasileira?
Acredito que sim, apesar dos últimos maus resultados. Mas no final ele brilhará.

Você prefere o sistema de competição, por mata-mata, como no campeonato Paulista, ou por ponto corrido, como no Brasileirão? Por quê?
Gosto do sistema de mata-mata pela emoção proporcionada e, também, porque o Corinthians cresce com a força torcida em jogos decisivos neste sistema. O campeonato por pontos corridos perde a graça quando um time dispara na pontuação, caso do Flamengo neste ano, mas é um sistema mais justo, pois premia o time mais regular.

Cite o nome completo de três torcedores de outros times e mande um recado para eles. Mande também um recado para todas as torcidas do Brasil.
Bruno de Freitas Gibaile: ainda bem que tem você para zoar quando o Santos perde. Saulo Pereira Marques: o Palmeiras não tem Mundial e, nem terá, bruxa do 7 x 1. Bruno Lazari: o São Paulo caiu no Paulista 1990 e, hoje, vocês têm o goleiro Tiago Volpi, o “Mão de Alface”. Para todas as torcidas eu desejo PAZ NO FUTEBOL!