Caixa deve anunciar hoje financiamento imobiliário com taxa de juros fixa

A Caixa Econômica Federal deve anunciar hoje uma linha de crédito imobiliário com taxa de juros fixa, sem nenhuma correção adicional, como TR (taxa referencial) ou inflação.

A expectativa é que as taxas de juros da nova modalidade fiquem abaixo de 10%. Clientes do banco devem ter acesso às taxas mais baixas.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a ideia foi analisada por meses e objeto de debate com o Banco Central e com o mercado. “Estamos absolutamente tranquilos e sabemos que a medida vai beneficiar os brasileiros”, declarou ontem.

Guimarães explicou que o cliente ainda poderá optar pelas outras modalidades de financiamento já existentes, como as que possuem correção pela TR (Taxa Referencial, hoje zerada) ou a atrelada à inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Segundo Guimarães, a crítica feita à correção pela TR é que a taxa não é controlada pelos bancos.

“A ideia é oferecer mais opções para o cliente, e ele decide o que fazer. Se achar que TR é melhor, tudo bem. Pode achar que IPCA é melhor, pois tem entrada menor. E quem quiser saber quanto vai pagar nos próximos 30 anos, de hoje até lá, escolhe pagar um pouco mais [na parcela]”, disse.

Fonte: www.uol.com.br