Câmara concede título de Honra ao Mérito à enfermeira do município

A enfermeira Ione Márcia Mendonça de Castro; no destaque, o vereador Rafael Gabiru

A Câmara Municipal, em sessão realizada dia 31 de outubro de 2018, aprovou por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo, que concede à enfermeira Ione Márcia Mendonça de Castro, o título de “Honra ao Mérito”. O projeto foi apresentado pelo vereador Rafael Gabiru
O autor do projeto foi muito feliz, pois Ione que é coordenadora das campanhas de vacinação no município, é uma profissional competente, dedicada e incansável na realização do seu trabalho.
Gabiru justifica a homenagem. “Ione nasceu no Sítio Boa Fé, com a ajuda de uma parteira e com várias complicações, o que fez com que encontrasse alguns obstáculos durante a vida, mas que tem superado até os dias de hoje”, disse Gabiru.
“Com um ano e quatro meses, contraiu poliomielite, que lhe deixou sequelas no corpo, dificultando o desenvolvimento da sua perna esquerda. Devido aos traumas ocasionados pela doença, ficou inclusive sem poder frequentar a escola durante um tempo”, conta.
Contudo, de acordo com Gabiru, a persistência e a força de vontade de Ione, foram maiores que as dificuldades, e no ano de 1989, ela concluiu o curso superior de Enfermagem, e se especializou na área de Enfermagem do Trabalho e em Saúde Pública, em Ribeirão Preto. Era a realização de um sonho.
“Em 1994, prestou concurso público e ingressou na Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, atuando inicialmente na cidade de São Joaquim da Barra e no ano seguinte, se estabelecendo definitivamente em Ituverava, no Centro de Saúde Central”, disse o vereador.
Vacinação
Ao longo dos anos, Ione se aperfeiçoou na área de vacinação, organizando inúmeras campanhas no município. Ao mesmo tempo, ministrou aulas as Classes Descentralizadas vinculadas ao Centro Formador de Pessoal para Área de Saúde, nos cursos técnicos em Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem.
“Ione é uma heroína, um anjo, filha, esposa, mãe, irmã e amiga exemplar, e como enfermeira, não só atende com carinho, mas conforta quem precisa. É um anjo que trabalha com amor no desempenho de sua função e, muitas vezes esquece a sua própria dor para aliviar a dor de outro. Em muitos momentos seu carinho, meiguice, a atenção, foram fundamentais no tratamento de alguém”, completa o vereador Rafael Gabiru.

Homenageada

Ione Márcia Mendonça de Castro é casada com Paulo César de Castro e mãe de Lucas Mendonça de Castro e André Mendonça de Castro. Ela filha do produtor rural Victor Accácio de Mendonça e Ivone de Oliveira Mendonça e tem os irmãos Ivo de Oliveira Mendonça, Itamar de Oliveira Mendonça, Iris de Oliveira Mendonça e Ivan Victor Mendonça (in memoriam).