Caps Viver realiza mil atendimentos por mês

Funcionando de segunda a sexta-feira, a instituição realiza atendimentos relacionados à saúde mental

Equipe do Caps Viver: mil atendimentos por mês

O Caps Viver (Centro de Atenção Psicossocial) de Ituverava é uma instituição mantida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, e reconhecida pela grandeza do trabalho realizado em prol da população. A instituição de saúde funciona de segunda a sexta-feira, e realiza diversos atendimentos relacionados à saúde mental, como palestras, grupos de orientação familiar, oficinas terapêuticas, psicoterapias, atendimentos individuais e visitas domiciliares com psicóloga, enfermeira e psiquiatra.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o Caps Viver conta com uma equipe formada por uma coordenadora, uma enfermeira, três médicos psiquiatras, dois psicólogos, um vigia, dois auxiliares administrativos, uma terapeuta ocupacional e uma profissional de serviços gerais. Além dos atendimentos, a instituição oferece aos pacientes que passam por grupos (com 4 horas de duração) refeições como café da manhã, café da tarde e almoço. Elas são preparadas e entregues pela Cozinha Piloto, mantida pela Prefeitura.
Segundo a coordenadora do Caps Viver de Ituverava, Paula de Souza Gumieiro Pimentel, são realizados 1.000 atendimentos por mês, totalizando até agora, este ano, 10.000 atendimentos.

Trabalho
A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan fala sobre o trabalho do Caps Viver. “É a nossa Unidade de Referência em Saúde Mental e realiza um trabalho excelente, estimulando o desenvolvimento humano e social de todos que ali são atendidos”, explica a secretária da Saúde.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado ressalta a importância do trabalho. “Só quem conhece alguém que já passou por algum sofrimento psíquico sabe o quanto é importante uma instituição para incentivar o combate ao preconceito, integração e o respeito. Por isso, sou uma grande admiradora do trabalho realizado pelo CAPS Viver. Agradeço e parabenizo a todos os profissionais que atuam nessa instituição e contribuem com esse trabalho”, elogia a prefeita.

Quadro de Funcionários do Caps Viver

Paula de Souza Gumieiro Pimentel – Enfermeira e coordenadora
Wender José Balatori Machado – Auxiliar administrativo
Flávia Aparecida Diniz Pereira – Psicóloga
Cláudia Maria Pínola – Psicóloga
Laura Christovão Procópio dos Santos – Terapeuta ocupacional
Dr. Gustavo Porto – Psiquiatra
Dra. Angélica Chiba Maeda – Psiquiatra
Dra. Renata de Castro Leandro – Psiquiatra adulto e infantil
Michele Pereira Mantovani – Auxiliar administrativo
Mônica Almeida da Silva – Serviços gerais
Luciano Lopes Franca – Vigia
Eduarda Santos Soares – Estagiária em psicologia