Com mais de 50 casos suspeitos quarentena é estendida em Ituverava

Decerto da Prefeita prorroga isolamento até o dia 22 de abril. Município segue sem casos confirmados de Covid-19

Av. Dr. Soares de Oliveira, onde comércio segue fechado

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, com o objetivo de conter o novo coronavírus e seguindo as determinações do Governo do Estado de São Paulo, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado, obedecendo os decretos estaduais nº 64.881 e nº 64.920 de 2020, estendeu o período de quarentena no município até dia 22 de abril.
O Decreto Municipal nº 5.544, de 07 de abril de 2020, determina que todas as medidas administrativas tomadas pelos decretos anteriores relacionados ao enfrentamento do coronavírus sejam prorrogadas por mais 15 dias. A ampliação de isolamento social que também se estende aos 645 municípios paulistas segue a decisão anunciada pelo governador de São Paulo, João Doria, na segunda-feira, 6 de abril.
“De acordo com as recomendações, nesse momento, o isolamento social é fundamental para evitar o contágio e preservar vidas. Por isso, os serviços não essenciais do município seguem proibidos de fazer atendimentos ao público, e os considerados essenciais devem continuar tomando as medidas necessárias de prevenção, tudo conforme determinações dos decretos divulgados no site www.ituverava.sp.gov.br/coronavirus”, afirma a prefeitura.

Sem casos confirmados de Covid-19
O município não registrou casos positivos do Covid-19, entretanto, o número de casos suspeitos da doença continua crescendo gradativamente. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, dia 9 de abril, em Ituverava havia 54 notificações de casos de suspeitos Covid-19, ou seja, 15 a mais do que o balanço da sexta-feira, 3 de abril.
Desse número, 24 pacientes foram submetidos ao exame de Covid-19, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde de só realizar testes em casos onde o paciente apresente outros sintomas, além dos gripais, como falta de ar e febre alta constante, considerado pelo Ministério da Saúde como os casos mais graves da doença.
Destes suspeitos, 6 resultados testaram negativo para a doença e os outros 14 pacientes aguardam o resultado dos exames, que foram enviados para o Instituto Adolfo Lutz, responsável pela análise de todos os exames no estado de São Paulo. Dos 34 casos restantes, 10 já foram descartados por terem apresentado melhora no quadro clínico.

Sintomas gripais
Outros 24 pacientes com sintomas gripais não se enquadram nas recomendações para a coleta de exame, mas continuam sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica mesmo quando não há necessidade de internação, determina isolamento em suas residências para evitar um possível contágio do Coronavírus.

Registro no Brasil
Até o fechamento desta edição, o Brasil havia registrado na manhã da última quinta-feira, 9 de abril, segundo as secretarias estaduais de Saúde, 16.238 casos confirmados do novo coronavírus, com 824 mortes. O balanço anterior do Ministério da Saúde, divulgado na quarta-feira, 8 de abril, apontava 15.927 casos confirmados e 800 mortes.

Apoio
Nessa semana, a Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria de Saúde, recebeu apoio de parceiros para o enfrentamento do Covid-19 no município. O Ministério Público de Ituverava fez a doação de 12 termômetros e 5.000 máscaras descartáveis de TNT, sendo que 900 serão encaminhadas ao Abrigo de Idosos “Comendador Takayuki Maeda”.
O Governo do Estado de São Paulo enviou 532 máscaras descartáveis de TNT, 600 unidades de luvas de procedimentos, 44 unidades de aventais descartáveis, 97 unidades de lençóis descartáveis, 18 galões de 20 litros de álcool 70% e 3 unidades de 500gr de álcool em gel.
Segundo a Secretaria da Saúde, todo o material doado será encaminhado para as Unidades de Saúde do município.


Higienização de pontos estratégicos
A Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, nessa semana, deu continuidade na higienização de pontos estratégicos do município com cloro e água sanitária, como na Santa Casa de Misericórdia, Hospital e Maternidade São Jorge, Centro de Saúde e AME.
A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan destaca a importância do trabalho desenvolvido em Ituverava. “Mesmo sem resultados de casos positivos no município, continuamos empenhados no trabalho de enfrentamento ao Covid-19. Aproveito a oportunidade e ressalto, mais uma vez, que é muito importante que a população fique em casa nesse momento, para que não passemos por um surto da doença”, alerta.


Medidas
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado enfatiza a importância do isolamento social. “Estamos seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e outros órgãos competentes, por isso, pedimos a compreensão e apoio da população no cumprimento das normas estabelecidas e, principalmente, além do isolamento social, que todos tomem as medidas de prevenção e higiene recomendadas para evitar o contágio. Esse é um momento muito importante, e todos nós devemos fazer a nossa parte”, afirma.
“Estou muito feliz pelo que diversas instituições estão dando ao município para o combate ao coronavírus. É muito importante para que possamos vencer essa luta. Em nome de todos os ituveravenses, agradeço ao Ministério Público e ao Governo do Estado de São Paulo”, agradece a prefeita.

Tribuna de Ituverava

A Tribuna de Ituverava disponibiliza, todos os dias, em seu site (www.tribunadeituverava.com.br), o boletim epidemiológico das notificações sobre o Covid-19 no município de Ituverava. Acompanhe.