Confira algumas opções ideais de cardápios para os jovens

Mesmo contribuindo com uma dieta equilibrada e saudável para as crianças, em um determinado momento elas crescem e começam a fazer suas próprias escolhas alimentares. Essa é a juventude, período em que os pais têm pouco controle da dieta dos filhos, especialmente depois que eles se mudam de cidade para cursar o Ensino Superior.
De acordo com a endocrinologista Yolanda Schrank, do Bronstein Medicina Diagnóstica, e com a nutricionista Ana Paula Cruz, do CHN, existe um cardápio considerado ideal que deve ser seguido pelos jovens.
“O padrão alimentar dos jovens está muito abaixo do esperado, com substituição das refeições por lanches rápidos, excesso de frituras e alimentos calóricos”, explica a nutricionista.
Por isso, é bom ficar atento e tentar equilibrar esta dieta com legumes, verduras, frutas, feijões, cereais, leite e carnes magras.
Parte da culpa deste cardápio nada saudável é o pouco tempo que os adolescentes passam dentro de casa: “Em caso de dificuldade de acesso a um local que ofereça algo nutritivo, uma saída interessante é trazer a refeição pronta, como os sanduíches naturais”, diz Yolanda.
Se esta opção é inviável, é bom levar a sério algumas dicas para comer na rua. “Além de evitar alimentos ricos em açúcares e gorduras, é importante estar atento aos períodos de jejum – depois de muito tempo sem comer, o jovem tende a ingerir mais calorias do que deveria”, aponta.
“Bons hábitos adquiridos nesta fase vão permitir a formação de um adulto saudável e equilibrado”, completa a endocrinologista.

Opções para um cardápio
ideal para jovens

Café da manhã
Vitaminas de frutas + pão com requeijão
Leite com achocolatado + pão de forma com manteiga e queijo minas
Leite com cereais
Outras opções: Iogurtes, frutas, barra de cereais e sanduíches naturais

Almoço e jantar
Salada verde + bife grelhado + arroz + feijão + suco
Salada de cenoura e beterraba raladas com tomate + frango grelhado + abóbora sauté + arroz + feijão + suco ou frutas de sobremesa
Salada de abobrinha em rodelas ao vinagre + filé de peixe grelhado + creme de milho + arroz + suco
Salada de alface + ovos de codorna + tomates + nhoque a bolonhesa + suco + gelatina de sobremesa