Confira dez documentários para compreender o mundo

Para muitos, não há programa melhor no final de semana do que encarar uma maratona de filmes, seriados e documentários no sossego de suas casas. Por conta disso, confira dez interessantes documentários que podem ser facilmente encontrados no Netflix ou no YouTube e que tratam de diferentes temas relevantes para o cenário político e ambiental do planeta:

E-Team
Este documentário mostra o dia a dia de quatro membros do chamado Emergency Team (E-Team), uma das mais importantes divisões da ONG Human Right Watch. Seu trabalho não é nada fácil: assim que uma denúncia de violação de direitos humanos aparece em algum lugar do planeta, o grupo voa imediatamente ao local e inicia a sua difícil investigação. E é justamente isto que este documentário procura mostrar ao mundo.
Muitas das imagens que exibem o grupo na Síria foram registradas pelo jornalista americano James Foley, que morreu no ano passado ao ser decapitado por extremistas do Estado Islâmico depois de meses em cativeiro. O documentário é fruto de uma parceria entre a entidade e o Netflix.

Virunga
Os corajosos guardas do Parque Nacional Virunga, no Congo, são o ponto central deste emocionante documentário. Em Virunga, é retratada a história de como este grupo luta para proteger os últimos gorilas da montanha do planeta.
Contudo, precisam lidar com um ambiente hostil que envolve desde conflitos armados até complexas relações com uma grande empresa de exploração de petróleo e gás que tenta, a todo o custo, estabelecer um campo dentro da área de preservação.

The Square
O início de 2011 se tornou um dos mais importantes da história do Egito: descontentes com o governo de Hosni Mubarak, ex-presidente egípcio que governou por décadas, a população foi para as ruas em protestos massivos que culminaram na queda do ditador. Este documentário conta a história de como começou esta revolução.
Lançado em 2013, The Sqaure recebeu elogios de críticos renomados de veículos como The Wall Street Journal e The New York Times e concorreu ao Oscar de melhor documentário no ano seguinte.

Chasing Ice
Este documentário fez a sua estreia em 2012 e tem como objetivo mostrar os esforços de um fotógrafo especializado em meio ambiente de retratar os efeitos do aquecimento global em regiões glaciais.

We Are Legion
O grupo de hackers e ativistas Anonymous, sua cultura e organização são o tema deste documentário que fez sucesso em diferentes festivais de cinema na época do seu lançamento em 2012.

Os Incrédulos
Lançado em 2013, Os Incrédulos acompanha a dupla de cientistas, Richard Dawkins e Lawrence Krauss, em uma série de apresentações realizadas em todo o mundo nos quais foram debatidas a relevância da ciência e da razão no contexto atual do mundo em detrimento de visões religiosas consideradas por eles como “antiquadas”.
O documentário conta também com diversas entrevistas com importantes personalidades do mundo da ciência e das artes, como o cientista Stephen Hawking e o ator Rick Gervais.

Mad Dog: Inside the Secret World of Muammar Gaddafi
Apelidado de “cachorro louco”, o ex-ditador líbio Muammar Gaddafi viveu uma vida excêntrica e não menos violenta. Este documentário mostra detalhes sobre a vida deste homem que liderou o país por mais de quarenta anos.

Quebrando o Tabu
Dirigido pelo brasileiro Fernando Grostein Andrate e lançado em 2011, “Quebrando o Tabu” debate o problema das drogas no Brasil e em âmbito mundial. Para tanto, conta com depoimentos de uma série de personalidades que incluem desde o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso e o ex-presidente dos EUA Bill Clinton, como também do médico Dráuzio Varella e o ator mexicano Gael García Bernal.

O Êxodo Decifrado
Este documentário é um pouco mais antigo, mas pode ser uma opção atraente para quem se interessa por fatos históricos e também pela religião. Lançado nos idos de 2006 e produzido pelo renomado diretor canadense James Cameron (responsável por filmes como “Titanic” e “Avatar”), “O Êxodo Decifrado” explora os eventos relacionados ao chamado Êxodo, momento no qual os judeus teriam deixado o Egito, sob a liderança de Moisés.

Aftermath: Population Zero
Outro documentário mais antigo, porém, não menos interessante, é este da National Geographic e que explora como seria o mundo se um dia todos os humanos desaparecessem. Para tanto, foram entrevistados vários cientistas que traçaram um panorama sobre o assunto.