Confira lições sobre política apresentadas em 5 filmes

Com a aproximação das eleições, existem pessoas que já estão cansadas e não aguentam mais falar sobre o assunto. Mas é muito difícil, talvez impossível, separar política de qualquer coisa, pois é algo que abrange tudo ao nosso redor. Por conta disso, confira filmes da cultura pop que têm importantes temas políticos nas suas entrelinhas.

RoboCop (1987) Direção: Paul Verhoeven
Tema: Privatização da segurança.
RoboCop é um clássico da ficção científica que mostra um policial trazido de volta à vida com partes robóticas. Apesar de ser um policial bastante competente e combater o crime como um herói, o filme na verdade traz uma crítica à privatização da polícia e da segurança.
O próprio RoboCop é tratado como uma propriedade da empresa, não mais como ser humano. O longa mostra os interesses de lucro da OCP acima dos interesses de segurança da população de Detroit, propondo uma reflexão sobre os males de colocar bens e direitos do cidadão nas mãos de empresas que visam o lucro em primeiro lugar.

Star Wars (1977) Direção: George Lucas
Tema: Fascismo e Autoritarismo
A franquia mais famosa dessa lista também é a que traz talvez a crítica mais branda. O Império de Star Wars é obviamente uma representação de governos autoritários, o que pode ser facilmente observado pelas roupas e cadeia de comando.
Star Wars mostra um império autoritário e militarista que deu um golpe de Estado e acabou com a democracia. A trilogia clássica mostra esse Império já estabelecido e combatendo a Rebelião, um grupo que quer colocar a democracia novamente no poder.
Esses rebeldes são tratados como terroristas e perigosos, assim como acontecia com quem se opunha à Ditadura Militar no Brasil, por exemplo.
Tropas Estelares (1997) Direção: Paul Verhoeven
Tema: Imperialismo e Militarismo
O longa mostra um estado militarista e imperialista que incentiva seus jovens a entrarem no exército e invadir planetas em busca de algo precioso. O longa mostra como a propaganda é usada para incentivar os jovens, mostrando cenas da guerra e também de possíveis danos que os aliens causam à Terra.
Em meio à ultraviolência e efeitos especiais, o filme demonstra o quanto governos são capazes de manipular o seu povo para entrar em guerras visando lucros.

Jogos Vorazes (2012) Direção: Gary Ross
Tema: Controle das massas pela mídia
No filme, cidades menos favorecidas vivem à mercê de uma capital que usa um programa de TV para colocar jovens lutando pela vida até restar somente um sobrevivente. A capital é bastante fútil e se preocupa com coisas pequenas, enquanto as outras cidades precisam trabalhar muito para ter o que comer.

Clube da Luta (1999) Direção: David Fincher
Tema: Consumismo
O filme traz diversas discussões, sendo a maior delas relacionada ao consumismo excessivo. Tyler Durden critica a forma como damos importância a coisas fúteis e trabalhamos até morrer para comprar coisas que não são essenciais para nossa existência.
Todas as questões psicológicas do filme são bem desenvolvidas e a discussão política é bem forte. O autor do livro original, Chuck Palahniuk, adora criticar o modo de vida americano e diversos outros aspectos da vida em seus livros, e nesse não é diferente.