Confira receitas ideais para serem feitas na madrugada

No período da vida universitária, é comum que os jovens tenham que ficar acordados até a madrugada para fazer trabalhos acadêmicos ou estudar. Mesmo nesse momento, no entanto, não devem descuidar dos hábitos alimentares. Por isso, confira algumas dicas de lanches ideias para a madrugada:

Omelete
Ingredientes:
3 ovos
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Tudo o que tiver na geladeira para rechear, como queijo, presunto, azeitona e tomate.

Modo de preparo:
Quebre os ovos em uma tigela e os tempere com sal e pimenta-do-reino. Com um garfo, bata apenas para misturar as claras com as gemas. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo, adicionando a manteiga. Depois, acrescente os ovos batidos e deixe-os cozinhar por igual sem dourar – o aspecto é de um creme de ovos cozidos.
Assim que a beirada começar a desgrudar das laterais, desligue o fogo. Incline a frigideira de forma que toda a parte cremosa dos ovos caia para apenas um dos lados. Se necessário, bata a frigideira com cuidado contra o fogão para que a base da omelete se solte completamente.
Enrole a parte mais seca aos poucos para formar uma bordinha – a intenção é formar uma canoa, e a parte cremosa ficar no recheio. Disponha os ingredientes escolhidos para o recheio sobre a parte cremosa da omelete, deixando uma borda com cerca de 2 cm sem recheio para o acabamento final. Com o auxílio de uma espátula, feche a omelete e desligue o fogo. Para servir, segure a frigideira pelo cabo e vire a omelete sobre o prato.


Brigadeiro de micro-ondas
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Modo de preparo:
Em um recipiente refratário bem grande, pode ser um bowl de vidro ou de porcelana, coloque todos os ingredientes e misture com uma colher. É muito importante que o refratário seja grande e alto, pois a massa aumenta em volume até cinco vezes enquanto assa no micro-ondas.
Além de derramar, se a tigela for pequena, você poderá se queimar ao retirá-la do forno. Leve o recipiente ao micro-ondas e deixe cozinhar por dois minutos em potência alta. Retire, com cuidado para não se queimar, e misture vigorosamente. A partir desse ponto, leve ao micro-ondas de um em um minuto, três vezes. Mexa bem entre cada rodada. No total são cinco minutos, contanto os dois minutos iniciais. Depois dos cinco minutos, leve ao micro-ondas por mais 30 segundos. A massa ficará com uma aparência talhada, mas é só mexer vigorosamente com a colher que ela fica bem lisinha. Caso ainda não esteja no ponto desejado, coloque mais uma vez no micro-ondas, por 30 segundos. Mexa bem e deixe esfriar.

Pipoca caseira
Ingredientes:
½ xícara (chá) de milho para pipoca
2 colheres (sobremesa) de óleo de canola (ou manteiga amolecida)
1 colher (chá) de temperos (sugestão: pimenta caiena e queijo ralado, pimenta do reino e raspas de limão, curry em pó, shoyu, alho torrado, ervas secas, molho inglês)

Modo de preparo:
Misture o milho, o óleo e os temperos em uma tigela. Encha saquinhos de papel (ou um grande saco) com um fundo de pipoca, mas só um dedinho, ou o saco irá explodir quando o milho estourar. Feche o saco com fita adesiva ou barbante e leve ao micro-ondas por cerca de quatro minutos na potência alta, ou até que os estouros cessem. Retire do forno, acerte o sal e pronto. Sirva em seguida.


Pão de queijo (sem fermento)
Ingredientes
1 caixinha de creme de leite (200 ml)
1 copo (requeijão) de queijo ralado
1 copo (requeijão) de polvilho

Modo de preparo
Amasse até soltar das mãos (caso precise um pouquinho a mais de polvilho, coloque aos poucos até que chegue ao ponto de enrolar). Faça bolinhas, coloque em forma untada e asse em forno pré-aquecido bem quente. Se achar necessário, acrescente sal. Asse até ficarem douradinhos levemente.


Batata recheada
Ingredientes:
1 batata
1 colher de margarina
Queijos a gosto (e mais o que tiver na geladeira)
Sal a gosto

Modo de preparo
Cozinhe a batata. Quando ela estiver pronta, faça um corte e amasse dentro. Recheie com queijo e os ingredientes que tiver escolhido. Leve ao micro-ondas por dois minutos e está pronta.


Pizza de tapioca
Ingredientes:
1 xícara de goma de tapioca
Queijo a gosto
Recheio a gosto (peito de frango cozido, atum, sardinha, presunto…)
Orégano
Margarina
Sal a gosto

Modo de preparo:
Coloque a frigideira no fogo, deite uma camada fina da massa de tapioca. Em seguida acrescente o recheio e o queijo, finalizando com o orégano. Com o auxílio da escumadeira, vire a pizza e deixe o queijo derreter e depois criar uma crocância que o fará desgrudar da frigideira. Se desejar, pode colocar um fio de azeite. Sirva quente.

Miojo com salsicha e requeijão
Ingredientes:
1 pacote de miojo do sabor de sua preferência
2 ou mais salsichas picadas
1/2xícara (chá) de requeijão cremoso
1/2colher (sobremesa) de salsinha picada

Modo de preparo:
Preparar o miojo conforme as instruções da embalagem. Acrescente a salsicha cortada e o requeijão e salpique a salsinha no momento de servir.