Conheça aplicativos que podem lhe ajudar a ter uma melhor alimentação

Do trabalho para a faculdade ou para casa. Independentemente do seu destino pós-trabalho, provavelmente você passa a maior parte do dia fora de casa. Mas com certeza uma coisa passa mais tempo com você do que qualquer outra: o seu celular.
Com o apego pelo aparelho, milhares de aplicativos surgem todos os dias voltados a infinitos segmentos. Mas um assunto que está em alta na mídia e ganhou espaço no universo móbile é alimentação saudável. Apps que te avisam quando beber água, quantas calorias têm em uma colher de arroz ou, ainda, porque trocar a barra de cereal por uma maçã.
Portanto, confira abaixo alguns apps que podem te ajudar a começar e manter uma alimentação mais saudável.

FatSecret
O FatSecret pode ser um bom controlador para quem quer manter ou perder peso. Com base em seu peso atual e na meta que deseja alcançar, ele estima certo número de calorias diárias para consumir. Para facilitar inserção de dados, o app conta com vários restaurantes e alimentos já cadastrados em sua base de dados.
O usuário também pode usar o leitor de código de barras para cadastrar um novo produto. Em Diário de Exercícios, no menu principal, adicione suas atividades físicas realizadas durante o dia. É preciso se registrar para ter os dados do serviço sempre sincronizados. O app do FatSecret é gratuito e tem versões para a web, Android, iOS e Windows Phone.

Boa Forma
Defina sua meta de peso e registre a evolução de sua dieta através da calculadora de calorias da revista Boa Forma. É possível acrescentar refeições para café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia e, se comeu algo que deveria ter evitado, cadastre-o em Escorreguei. Em Vou malhar, informe as atividades físicas realizadas no dia para que o app calcule o número aproximado de calorias queimadas.
Acesse também dicas para obter melhor desempenho na dieta e nos exercícios físicos. Uma forma interessante de acompanhar os resultados é visualizar os Badges que o app atribui ao usuário e também o registro de fotos, que pode ser feito diretamente pelo app. O app da Boa Forma está disponível para Android e iOS.
TecnoNutri
Mais do que uma ferramenta para monitorar a perda de peso, o TecnoNutri também permite seguir objetivos como ganho de massa muscular, melhor alimentação ou até mesmo o tratamento de doenças. E além de poder registrar sua rotina de alimentação em um diário, o aplicativo faz uma análise sobre todos nutrientes consumidos e estabelece uma meta para cada um, inclusive para a água.
Ele também envia notificações para que o usuário lembre-se de tomar água e sugere uma certa quantidade de calorias para serem consumidas nas refeições. Na aba Dieta há como conferir a quantidade de calorias indicada para cada refeição, desde o café da manhã até a ceia. Toque em Peso para atualizar seu peso periodicamente e acompanhar a evolução da dieta com mais precisão. O Tecnonutri está disponível para a web, Android e iOS.

Dieta e Saúde
A famosa fórmula da dieta dos pontos pode ser encontrada no Dieta e Saúde. Além de conter diversos alimentos cadastrados e pontuados no serviço, o aplicativo envia notificações ao usuário e sugere alternativas saudáveis para as refeições diárias. Toque em + para adicionar um alimento consumido ou exercício. Na tela Evolução é possível acompanhar os resultados da dieta e atualizar seu peso.
Na versão para smartphone é possível manter um diário sobre alimentação e atividades físicas. Quem quiser acessar a versão para a web e obter mais vantagens, como análise nutricional, recomendações e outros materiais do serviço precisa pagar. O aplicativo é gratuito para Android, iOS e Windows Phone.
NutriSoft
O app da NutriSoft ajuda a monitorar a qualidade de seu sono, alimentação, consumo de água, e atividades físicas. Além de poder registrar refeições, água, e acompanhar o peso. É possível escolher entre dois tipos de dietas: por calorias ou por pontos. Para isso, acesse Perfil e em Tipo de dieta selecione a opção desejada. Para acompanhar a evolução do tratamento, abra o menu ferramentas, no canto esquerdo da tela, e toque em Gráficos de evolução.
Você ainda pode encontrar os nutricionistas mais próximos de sua localização pela opção Perto de você. O aplicativo tem versões para Android e iOS.

Receitas Light
Criado pelo Dieta e Saúde, o Receitas Light oferece um catálogo bem variado com receitas saudáveis e saborosas para experimentar. Com temáticas como inverno, verão, primavera, ceia light, cozinha caseira e até pratos preparados pelo chef Edu Guedes, os pacotes de receitas vem com informações calóricas, rendimento, ingredientes detalhados e modo de preparo com fotos para acompanhar o conteúdo passo a passo. Disponível para no seu Android ou iOS.