Conheça livros essenciais para quem deseja se tornar escritor

Tornar-se um escritor é o sonho de muitos jovens. A tarefa, no entanto, não é nada fácil, pois além do pouco espaço editorial no Brasil, a profissão exige muito estudo e dedicação. Confira alguns livros essenciais para aqueles que buscam aprimorar a escrita literária:

O Herói de Mil Faces – Joseph Campbell
Provavelmente o mais importante entre todos os livros para escritores, “O Herói de Mil Faces” de Campbell descreve a estrutura mítica universal que ficaria conhecida como “jornada do herói”: uma fórmula de ações e personagens que se aplica desde a histórias clássicas gregas até sucessos contemporâneos do cinema.

A Jornada do Escritor – Christopher Vogler
Relançado pela Aleph em 2015, o livro de Vogler é um dos principais “manuais” para escritores e roteiristas de todo o mundo. Partindo da teoria desenvolvida por Joseph Campbell, “A Jornada do Escritor” é um guia prático que surgiu como um memorando para os roteiristas dos estúdios Disney enquanto ele trabalhava lá.

Para Ler Como Um Escritor – Francine Prose
A partir da leitura de trechos de autores consagrados como Virgínia Woolf, Jane Austen e James Joyce, Francine Prose extrai lições essenciais para qualquer aspirante a escritor – da construção dos personagens à ambientação, passando por detalhes de enredo e estilo, numa análise atenta e bastante didática.

Sobre a Escrita – Stephen King
Se seu objetivo é escrever suspenses como Stephen King, então este será seu livro de cabeceira. Em uma mistura de autobiografia e conselhos literários, King relembra momentos da infância, recorda a experiência com o alcoolismo e amarra todas as suas aventuras pessoais com seus aprendizados como escritor.

Vida de Escritor  – Gay Talese
Outro autor que decidiu misturar sua história de vida com lições de escrita foi Gay Talese, famoso por seus perfis literários e narrativas do cotidiano nova-iorquino. O livro acompanha suas experiências com entrevistas e pesquisas de personagens desde o jornal da faculdade até o New York Times e a revista New Yorker.

Why I Write – George Orwell
Impulsionado pelos editores de uma revista britânica que preparavam uma série sobre escritores, George Orwell produziu um ensaio sobre sua vida e sua escrita, lembrando os motivos pelos quais começara a escrever e como se dera esse processo, dos contos até os romances completos.

How Fiction Works  – James Wood
Professor de crítica literária em Harvard e ex-crítico do jornal The Guardian, James Wood analisa a produção literária para fazer uma série de questionamentos para os novos autores: O que queremos dizer quando falamos que conhecemos um personagem? Quando uma metáfora é bem-sucedida? Por que a maioria dos romances terminam de forma decepcionante? O livro também pode ser encontrado em português (“Como Funciona a Ficção”).