Conheça temas que podem cair nas questões de atualidades do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos dias 4 e 11 de novembro.
Apesar de ainda faltar alguns meses para o exame, é muito importante que os candidatos já estejam se preparando durante todo o ano. Mas, além de estudar os conteúdos da escola, é essencial que os alunos também acompanhem os temas de atualidades que podem cair na prova.
Por isso, Felipe Kox, coordenador pedagógico do Elite Rede de Ensino, listou cinco possíveis temas de atualidades que podem ser abordados pelo exame. Confira:   

Debate sobre memória nos EUA
O debate trata sobre a retirada das estátuas de líderes sulistas, como General Lee, durante a Guerra Civil Americana, quando o Sul defendeu a manutenção do escravismo nos Estados Unidos.
No ano passado, um grupo de manifestantes derrubou uma estátua dedicada aos soldados confederados, enquanto outras pessoas atacavam o monumento que homenageia as vítimas do Holocausto, em Boston.
Todo esse conflito começou quando Dylann Roof, um jovem supremacista fascinado pela Confederação, assassinou nove paroquianos em uma igreja em junho de 2015, na Carolina do Sul.
Desde então, as autoridades começaram a retirar algumas estátuas e símbolos da Confederação nos Estados sulistas, mas ainda restam cerca de 1.500 monumentos.

Questão racial nos EUA
Com o crescimento de grupos supremacistas brancos e o lançamento do clipe This is America, de Childish Gambino, o racismo nos Estados Unidos veio à tona em discussões e debates.
Embora existam várias análises diferentes sobre o vídeo, a principal é que o artista esteja denunciando o massacre (na maioria das vezes com negros sendo mortos) feito de espetáculo.
Na crítica social, ele também mostra como as pessoas esquecem ou ignoram a violência ao redor delas.
Separatismo na Europa: Catalunha
É importante estudar sobre a reação espanhola ao movimento de independência da Catalunha, com o ex-presidente da região sendo detido na Alemanha.
Foi o pior momento político da Espanha após a queda da ditadura militar em 1975. A tensão foi tão grande que pessoas se reuniram em protestos nas ruas de Barcelona todos os dias.

Copa do Mundo e a questão da imigração na Europa
É esperado que tenha pelo menos uma ou duas questões mencionando a Copa do Mundo, já que é um evento mundial que só acontece de quatro em quatro anos. Mas, além do esporte, esta Copa também trouxe a questão da imigração na Europa, principalmente por ser um período em que muitos países desejam fechar as portas para os imigrantes. Embora estivessem usando a camisa da França, Bélgica e outros países europeus, muitos jogadores em campo eram filhos de imigrantes. Oito deles poderiam estar jogando pela Seleção do Congo, por exemplo. Histórias como as de Lukaku e Mandanda são interessantes para conhecer.

Reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, pelo governo dos EUA
No ano passado, o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu Jerusalém como capital de Israel e transferiu a embaixada dos EUA para a cidade.
O pronunciamento gerou discussões e conflitos por parte de líderes de países do Oriente Médio e Europa, por colocar em risco o processo de paz entre israelenses e palestinos – uma briga que já existe há muito tempo.

8 dicas de possiveis temas para redação no ENEM 

1. A prática do bullying e cyberbullyng nas escolas brasileiras

2. O aumento de dst’s  entre os jovens brasileiros

3. A população em  situação de rua no Brasil

4. Divulgação de fake news e seus impactos

5. Escravidão contemporânea e seus efeitos

6. Os obstáculos para doação de órgãos no Brasil

7. Os perigos da automedicação na cultura brasileira

8. Os desafios no combate a obesidade no Brasil