Covid-19: Barretos, SP, testa comerciantes, servidores, policiais e profissionais de saúde

Barretos (SP) faz testagem em massa para mapear a Covid-19 — Foto: Reprodução / EPTV

A Secretaria Municipal de Saúde de Barretos (SP) começou a realizar testes sorológicos em massa em comerciantes, policiais, servidores públicos e profissionais de saúde, tanto da rede pública quanto privada, para mapear o alastramento do coronavírus na cidade.

Em 40 dias, 18 mil pessoas deverão ser testadas. Os exames começaram na quarta-feira (12). A análise é feita a partir da coleta de sangue e identifica se o paciente tem anticorpos contra a Covid-19.

Em até duas horas após a coleta, o sangue é levado aos laboratórios. O resultado fica pronto em até 30 minutos e é enviado por SMS ao celular do paciente. Os que quiserem um laudo detalhado podem ainda acessar o aplicativo ou o site do laboratório para baixar o documento.

“Barretos está longe de estar em uma situação tranquila, como toda a região. A gente sabe que o combate à Covid-19 são três situações: a estrutura hospitalar, distanciamento social e testagem”, diz o secretário municipal de Saúde, Alexandre Stafy Franco.

Franco esclarece que, em paralelo a este projeto de testagem, qualquer morador com sintomas da Covid-19, independentemente da profissão, pode procurar as unidades públicas de saúde para realizar exames.

Mapeamento

A Prefeitura quer descobrir quais moradores já foram infectados, inclusive os que foram assintomáticos, para identificar em quais regiões da cidade a doença está mais presente, e tomar medidas de prevenção localizadas.

O secretário diz que os profissionais de saúde já são prioridade da testagem nos protocolos dos governos federal e estadual, mas testar comerciantes em massa é novidade. A medida foi recebida com bons olhos pelo setor.

“A partir do momento que a gente testa o varejo, a gente vai dar uma garantia que aquele funcionário já teve, ou para aquele que não teve se cuidar mais para não ter. É uma forma da pessoa se sentir mais tranquila e isso reflete no serviço dela”, avalia Gustavo Miziara, diretor da Associação Comercial.

Barretos está na fase laranja do Plano São Paulo, que determina regras para a retomada da economia em meio à quarentena. Nesta etapa, as lojas de rua e os shoppings podem abrir as portas, mas com regras.

A cidade acumula 2.735 pacientes infectados e 86 mortes provocadas por complicações da Covid-19 até esta quarta-feira.

Fonte: www.g1.globo.com