Curso de Enfermagem da Fafram realiza Semana Acadêmica

A Faculdade Dr. Francisco (Fafram), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, através do Diretório Acadêmico de Enfermagem, proveu entre os dias 7 e 10 de maio, a IV Semana Acadêmica de Enfermagem (SEENF).
O tema do evento foi “A centralidade da Enfermagem nas dimensões do cuidar”, e foram proferidas palestras e ministrados minicursos, com o objetivo de promover o enriquecimento dos estudantes do curso de Enfermagem, bem como para profissionais da área, visando apresentar novas tecnologias e possibilidades para o exercício da enfermagem.

Abertura
A abertura da IV Semana Acadêmica de Enfermagem foi segunda-feira, 7 de maio, às 19h15, na sala 25 do campus da Fafram, quando foi proferida a palestra “Enfermagem, uma voz para liderar a saúde é um direito humano”, pela enfermeira oncológica, Rosimeire Aparecida de Oliveira de Carvalho.
Ao longo da semana, os estudantes participaram dos minicursos: “Atuação do Enfermeiro no Parto”; “Interpretação de exames laboratoriais para enfermeiro”; “Reanimação neonatal”; “Hipodermóclise”. No encerramento, quinta-feira, 10 de maio, foi proferida a palestra: “Oncologia Pediátrica: Um novo olhar na assistência de Enfermagem”.

Aprovação
O presidente do Diretório Acadêmico do curso Enfermagem, Wesley dos Santos Pereira, destaca a influência do conhecimento adquirido na Semana Acadêmica no processo de aprendizagem.
“O aprendizado nos cursos e palestras da IV Semana da Enfermagem da Fafram possibilita a expansão da compreensão dos temas abordados, mostrando uma imensidão de possibilidades para o exercício da profissão e, desta forma”, afirma o presidente.
“As atividades desenvolvidas nessa edição do evento, foram estendidas para todos os profissionais da região, pois correlacionam-se com o exercício profissional diário. Ainda é muito precoce qualquer avaliação sobre a repercussão das atividades desenvolvidas, mas, de forma informal, os comentários sobre a programação proposta estão sendo muito positivos e, inclusive, há algumas solicitações para a realização de novos minicursos em uma nova oportunidade”, completa Wesley dos Santos Pereira.
Os estudantes aprovaram o evento. “A Semana Acadêmica de Enfermagem vem crescendo a cada ano. É de extrema importância todos os conteúdos que são transmitidos neste período. É quando conseguimos deixar a rotina de aulas e adquirir conhecimentos e habilidades novas, que muitas vezes não são trabalhadas em sala de aula e que são exigidas no mercado de trabalho”, destaca a aluna do curso Maria Clara Galhardo.
“Vale ressaltar também, que o evento não feito apenas para os alunos do curso, mas para todos os profissionais da saúde, como Técnico de Enfermagem, Psicólogos, Fisioterapeuta, entre outros. Nós, do Diretório Acadêmico, somos em doze integrantes, organizamos a Semana com muito esmero e dedicação, a fim contribuir para a melhor formação acadêmica, e acrescentar novos conhecimentos aos profissionais, que já concluíram o curso”, enfatiza
Ela ainda ressalta que a Semana Academica consiste na realização de palestras e minicursos, que tem como objetivo a busca pela expansão e aprofundamento do conhecimento nas áreas afins. “É de extrema importância que todos os estudantes participem sempre que tiverem a oportunidade”, completa a estudante.