Dengue cresce e põe população em alerta

Nas duas últimas semanas, município confirmou mais de 200 casos da doença

Agentes retiram criadouros do mosquito Aedes aegypti

Segundo a Vigilância Epidemiológica, Ituverava registrou nesta semana, 104 novos casos de dengue. Foram registradas em 2019, 2.063 notificações da doença, das quais 1.766 foram positivos, 58 negativos e 239 ainda aguardam resultados de exames.
Só nas duas últimas semanas, o município confirmou mais de 200 casos da doença, o que aponta um grande avanço da doença. A situação é ainda mais preocupante, pois recentemente suspeitas de pessoas que teriam morrido em decorrência de dengue hemorrágica foram confirmadas.
Para combater a dengue e a proliferação do mosquito Aedes aegypti a Prefeitura de Ituverava e a Secretaria da Saúde continuam com o trabalho de retirada de criadouros em residências e terrenos do município. A ação está sendo desenvolvida pela Vigilância em Saúde, agentes de Combate a Endemias e equipe da Frente de Trabalho.

Combate ao mosquito
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado reforça a importância do combate ao mosquito. “Estamos intensificando nos locais em que há mais casos da doença e, por isso, mais uma vez, contamos com o apoio da população, mantendo suas casas e quintais limpos e tomando as medidas necessárias para prevenir a proliferação do mosquito. O combate à dengue é um dever de todos”, afirma.

Apoio da população é fundamental
Como o jornal tem alertado, o combate ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite chikungunya e zika, é de reponsabilidade não só do Poder Público, mas também da população. Portanto, é muito importante que todos se conscientizem sobre a gravidade do problema e contribuam fazendo sua parte. A melhor forma de se evitar a dengue é retirar os criadouros, verificar locais que acumulam água, que são propícios para a proliferação do mosquito transmissor da doença. Para tanto, basta a adoção de medidas simples, como não deixar água acumulada em latas, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas e recolher embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, sacos plásticos e lixeiras, entre outras medidas.
Não se esqueça: dengue mata e a vítima pode ser você, um filho, pai, mãe esposa ou outro membro da sua família.

Números da dengue em Ituverava

Seis semanas atrás
1.874 notificações
1.349 positivas
487 aguardavam resultado
36 negativas

Cinco semanas atrás
1.907 notificações
1.396 positivas
468 aguardam resultado
43 negativos

Quatro semanas atrás
1.969 notificações
1.475 confirmados
444 aguardam resultado
50 descartados

Três Semanas Atrás
2.003 notificações
1.537 confirmados
425 aguardam resultado
54 descartados

Semana Retrasada
2.042 notificações
1.558 confirmados
428 aguardam resultados
56 descartados

Semana Passada
2.058 notificações
1.662 confirmados
337 aguardam resultados
59 negativos

Esta semana
2.063 notificações; 1.766 confirmados
239 aguardam resultados e 58 negativos