Desligamento do sinal analógico é prorrogado para 31 de janeiro

A medida foi tomada porque não foi atingido o percentual mínimo de 90%, de domicílios preparados para o sinal digital  

O desligamento do sinal analógico de TV em Ituverava e mais 19 cidades da região, foi prorrogado desta quarta-feira, dia 29, e estabelecida nova data: 31 de janeiro de 2018. A medida foi tomada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) porque não foi atingido o percentual mínimo de domicílios com sinal digital para o desligamento, 90%.
Segundo a pesquisa Ibope Inteligência, o percentual atingido em Ribeirão Preto foi 84% e Franca 80%. Em Ituverava, segundo o Seja Digital dos 3000 kits disponibilizados 2.500 já foram retirados.
Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil.

Kits gratuitos
As famílias das 17 cidades da região de Franca inscritas em programas sociais do governo federal devem verificar se têm direito a receber um dos cerca de 100 mil kits gratuitos com antena digital, conversor e controle remoto. Desse total, 77 mil já foram retirados. A população deve acessar o site sejadigital.com.br ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.
Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos. Por meio desses canais, a população também poderá tirar dúvidas sobre as mudanças trazidas pela TV digital e sobre como se preparar para receber o novo sinal.
Outra alternativa é visitar o ponto de retirada e agendamento da Seja Digital na Secretaria do Bem-Estar Social, à Rua Deputado Francisco Cândido de Souza, nº 45 – Centro. Em Ituverava, cerca de mais de 3.000 foram disponibilizados para a população atendida pelo governo federal. Desse total, mais de 2500 foram retirados.