Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a gripe será no dia 4 de maio

No município, a meta é vacinar 90% do público-alvo da campanha, que compreendem 13.068 pessoas

Gestante durante vacinação no Centro de Saúde

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Vírus da Gripe (Influenza), imposta pelo Ministério da Saúde, está sendo realizada em Ituverava, onde é coordenada pelo setor de Vigilância Epidemiológica e Vacinação, que pertence à Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Ituverava, desde o dia 10 de abril e segue até o dia 30 de maio.
No município, a meta é vacinar 90% do público-alvo da campanha, que compreendem 13.068 pessoas.
Nesse ano, o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe está marcado para o sábado, dia 04 de maio. Além da vacinação, nesse dia, será realizada também a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal, que consiste em um programa de prevenção e diagnóstico do câncer bucal, onde os resultados colhidos serão enviados para a DRS de Franca e para a SES-SO, em parceria com o Hospital Santa Marcelina. Será feita uma avaliação clínica dos usuários, na qual será feita uma relação dos pacientes com lesões, suspeitos de lesão, sem anomalias, necessidades de biópsia, ou confecção de prótese dentária.
O “Dia D” será realizado das 07h às 17h no Centro de Saúde, Unidade de Saúde da Estação, Unidade de Saúde da Cohab, Unidade de Saúde do Bicão, Unidade de Saúde do Benedito Trajano Borges, Unidade de Saúde do Guanabara, Unidade de Saúde de Aparecida do Salto, e Unidade de Saúde de São Benedito da Cachoeirinha.
Nesse ano, o público-alvo da Campanha de Vacinação Contra a Gripe compreende pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade), gestantes, mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias (puérperas), trabalhadores da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, e funcionários do sistema prisional.
Entre os dias 10 e 24 de abril, 1.529 pessoas foram vacinadas na Campanha, sendo 230 crianças; 84 trabalhadores da área da Saúde; 74 gestantes; 26 mulheres em período pós-parto; 844 idosos; 12 professores; 2 policiais; 257 pessoas portadoras de comorbidades.

Importância da vacinação

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre a campanha. “A Campanha de Vacinação Contra a Gripe é uma das mais importantes para o calendário de vacinação anual e, por isso, contamos com o apoio de todos para que nossa meta seja cumprida e, principalmente, para que a população esteja livre das complicações da gripe”, declara a prefeita.