Dia das Mães

Mãe: mulher (fêmea) que deu à luz, que cria ou criou um ou mais filhos.
Definindo melhor a existência da crase que existe na frase “Deu à luz”. Na realidade, nesse momento a mulher não deu luz ao filho, mas deu seu filho à luz, como se dissesse: Luz, eis meu filho.
Lembro-me, bem novo, quando minha mãe logo cedo nos aprontava para a escola (tenho uma irmã); no primário íamos a cavalo com meus primos à escola rural do Alfredo Pimenta, meu professor era o Sr. Antoninho Pimenta e a das meninas Dona Oneida que se tornou sua esposa.
Todo dia na mochilinha minha mãe colocava alguma quitanda que ela mesma preparava em casa. Quando nossos filhos começaram a estudar minha esposa fazia exatamente a mesma coisa, iam sempre com um lanche….
No quarto ano mudamos para a cidade, nosso Grupo era o Fabiano. Eu morava na mesma rua da Escola e minha professora, Dona Santa, me incumbiu de passar na sua casa e levar sua bolsa para a classe, o que não impediu que eu levasse uns puxões de orelha, como era de costume.
Casei-me, num momento de rara felicidade, com a Isabel Cruz, lá se vão 38 anos. Não preciso dizer que ela sempre foi (e é) uma excelente mãe (e agora avó), prestimosa e carinhosa.
Na pré-adolescência minhas filhas ganharam de sua tia um filhote de Fox Paulistinha, ao qual lhe deram o nome de Toby, que significa Orgulho de Deus. Dizem ser o nome do cão que acompanhou o atleta na maratona da antiguidade.
Nos primeiros dias minha cunhada já percebeu o instinto maternal das meninas, tratavam-no como se fosse um filho. Durou uns 14 anos.
No ano de 2016 minha filha Maria Cristina deu à luz o Joaquim, nosso primeiro neto. No primeiro dia o instinto maternal aflorou-lhe. Não sei se toda mãe é assim, mas ela se desdobra dia e noite para cuidar do seu Joaquim. Já fez dois anos o menino, com todos os dentinhos, andando sozinho e falando muito.
Dizem que mãe padece no paraíso, como se isso fosse possível, mas também que em coração de mãe sempre cabe mais um.
Feliz dia das mães àquelas que padecem no paraíso. Valter de Sousa Pandolfi é aposentado do Banco do Brasil