Dia de Nossa Senhora do Carmo é celebrado terça

Neste dia, está marcada Alvorada, às 6h, seguida de carreata até a Matriz, onde haverá missa às 6h30

Nesta terça-feira, 16 de julho, feriado municipal, católicos de Ituverava celebram os 201 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora do Carmo, uma das vestes de Maria, Mãe de Jesus Cristo, a cidade.
Nossa Senhora do Carmo é a padroeira de Ituverava e também de diversas outras cidades, como Jaboticabal, Recife e do Estado de Pernambuco. Para lembrar a data, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo está promovendo a Festa da Padroeira, que começou no dia 5 julho e elaborou uma extensa programação religiosa, que incluía missas diárias e novena na Igreja Matriz. Para terça-feira, dia 16, Dia da Padroeira, está marcada Alvorada às 6h, em frente à Fafram, seguida de carreata até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, onde haverá missa às 6h30.
Às 11h30, será rezado o Terço Mariano e, às 17h, haverá procissão nos arredores da Matriz Nossa Senhora do Carmo, seguida de missa solene. A quermesse também termina nesta terça-feira.

Nossa Senhora do Carmo
A história de Nossa Senhora do Carmo vem da Ordem dos Carmelitas, que venera com carinho o profeta Elias, que é seu patriarca, e a Virgem Maria, venerada com o título de Bem-Aventurada Virgem do Carmo.
São Simão era um dos mais piedosos Carmelitas que viviam na Inglaterra. Vendo a Ordem dos Carmelitas ser perseguida e prestes a ser eliminada da face da Terra, ele sofria muito e pedia socorro à Nossa Senhora do Carmo.
Sua oração, que os Carmelitas rezam até hoje, é: Flor do Carmelo, Vide Florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre Virgem. Sede propícia as Carmelitas. Ó Estrela do mar.
Então Maria Santíssima, rodeada de anjos, apareceu para São Simão, entregou-lhe um Escapulário e falou com ele. A partir desse milagre, o escapulário passou a fazer parte do hábito das Carmelitas.

Escapulário

A palavra escapulário vem do latim escápula, que significa armadura, proteção. Ele é uma forma de devoção à Maria Santíssima e o seu uso é um sinal de confiança em Nossa Senhora do Carmo. A pessoa que o usa é coberta com a proteção e as graças da Virgem Do Carmo.
A partir da aparição de Nossa Senhora do Carmo a São Simão, a Ordem do Carmelo começou a florescer na Europa e em vários lugares do mundo, permanecendo firme até os dias de hoje.

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo, vós olhais com especial ternura os que se revestem com o vosso Santo Escapulário. Cobri-me com o manto da vossa maternal proteção, pois a Vós me consagro hoje e para sempre. Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder. Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes. Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho(a) dedicado(a), para que possa louvá-La por toda a ‘eternidade. Amém.

Professora aposentada é fervorosa devota da santa

A professora aposentada Maria Lúcia Matos Machado de Rezende, 69 anos, fala sobre a origem da devoção à Nossa Senhora do Carmo. “Através da minha mãe, que era muito devota de santa, também me apeguei a essa devoção. Desde então, Nossa Senhora do Carmo está sempre presente na minha vida e dos meus familiares, intercedendo junto a Jesus pelas nossas necessidades”, afirma. Segundo ela, várias graças foram alcançadas através da intercessão da santa. “Uma delas, foi a cura de uma depressão, através do uso do escapulário, seguir o Evangelho, visitar a Santíssimo, de rezas diárias do Santo Terço, e através de uma oração poderosa. Assumi Nossa Senhora como minha intercessora junto a Jesus, e fui curada da depressão”, conta.
“Obrigada Jesus, pela graça alcançada pela intercessão de Nossa Senhora do Carmo. ‘Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós’”, completa.
Maria Lúcia Machado de Rezende, é casada com o bancário aposentado, José Carlos de Rezende e tem os filhos Hélder Machado de Rezende, casado com Giselle Soares de Oliveira Santos e Carlos Eduardo Machado de Rezende, casado com Patrícia Galdiano e o neto Alexandre Galdiano de Rezende.