Estado veta reabertura do comércio de Ribeirão no sábado

Calçadão de Ribeirão Preto (Foto: Weber Sian / ACidade ON)

A Prefeitura estava estudando essa possibilidade, caso a região avance no Plano São Paulo – a atualização ocorre na sexta-feira (7). A ideia do Executivo era possibilitar um ganho extra aos lojistas devido à comemoração do Dia dos Pais, no domingo (9).

Questionada pelo ACidade ON sobre a intenção da Prefeitura, a assessoria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico informou que essa reabertura só será possível na segunda-feira (10) – isso, lógico, se a região avançar de fase no Plano SP.

A secretaria confirmou que Ribeirão Preto – assim como todas as outras cidades do Estado – precisa seguir o protocolo criado pelo Plano SP. Ou seja, a atualização das fases da sexta-feira só passa a valer na segunda-feira.

A ideia de adiantar a reabertura do comércio foi informada pelo secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, em sabatina na Câmara (veja mais aqui) e ganhou o apoio das principais entidades que representam os empresários.

Plano São Paulo

A região de Ribeirão Preto está na faixa vermelha do Plano São Paulo desde o dia 15 de junho devido ao avanço dos casos de covid-19. A fase mais rígida da quarentena não permite a abertura do comércio – os únicos modos de venda autorizados são o drive-thru e o delivery.

No entanto, como a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está abaixo de 80% na região desde o final de semana, há a expectativa de a região avançar de fase no Plano São Paulo na atualização programada para sexta (7).

Na terça-feira (4), em visita a Ribeirão Preto, Marco Vinholi, secretário estadual de Desenvolvimento Regional, não descartou a possibilidade da região avançar direto para a fase 3, a amarela, pulando a fase 2, a laranja (veja mais aqui)

Fonte: www.acidadeon.com