Estudantes da Escola “Josino” visitam Museu dos Dinossauros

Alunos do “Josino” em Peirópolis

Alunos da EMEF “Professor Antônio Josino de Andrade” realizaram, nos dias 15 de 28 de março uma visita ao Parque dos Dinossauros em Peirópolis, distrito de Uberaba. A visita foi a última etapa do projeto interdisciplinar “Dinossauros”, desenvolvido com os alunos do 5º ano.
O projeto, cujo tema foi escolhido por trabalhar um universo que desperta o interesse natural das crianças em qualquer faixa etária, foi coordenado pelos professores Biancarla Chiconele, Débora Antônio da Costa, Leni de Hasimoto, Marcos Roberto de Assis e Camila Martins Bernardes Galassi, que acompanharam os alunos na viagem.
No passeio, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as principais espécies de dinossauros que existiam em nossa região, como eram suas estruturas físicas, do que se alimentavam, como era o espaço geográfico que os rodeava, ou seja, quais as características do clima e as principais eventualidades responsáveis pelo extermínio da espécie.
Projeto Dinossauros
Com o desafio de promover a aprendizagem significativa, o projeto teve com finalidade despertar a curiosidade, o entusiasmo e estimular o senso crítico, de indagar das crianças por diferentes assuntos.
Além disso, a iniciativa sobre a Era dos dinossauros, também buscou: explorar os cinco passos de uma investigação cientifica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão; o desenvolvimento da expressão oral e escrita, do raciocínio lógico e matemático; ampliar o vocabulário e o conhecimento através da descrição de um dinossauro; conscientizar sobre a importância de adotar atitudes de preservação do planeta; a compreensão do tempo histórico pelas crianças, bem como integrar e fundamentar valores éticos e morais
O projeto foi integrado ao conteúdo programático de várias disciplinas, e cada qual trabalhou um aspecto, de acordo com a sua metodologia. Na disciplina Língua Portuguesa foi trabalhada a leitura e a produção de diversos tipos de textos, vocabulários, dificuldades ortográficas.
Em Ciências, foram discutidos durante as aulas, temas relacionados à origem da vida, extinção e preservação, classificação, alimentação e reprodução dos seres vivos e, sistema solar. Nas disciplinas História e Geografia, o conteúdo abordado foi referente à localização no tempo e espaço, transformações climáticas, vulcões e terremotos.
Nas aulas de Matemática foram trabalhadas noções de peso e medidas, gráficos, quadro valor de lugar e situação-problema. Já em Artes, foram produzidas maquetes, desenhos e criação de dinossauros com sucata.
A coordenadora pedagógica Camila de Paula Couto Oliveira, fala sobre a visita. “Desenvolvemos o projeto interdisciplinar sobre os Dinossauros, e como produto final, planejamos uma visita a Peirópolis. A realizamos com sucesso, pois os alunos puderam ter um contato maior com os fosseis e contextualizar todo o conhecimento adquirido durante o projeto”, destaca.

Peirópolis

Peirópolis é um bairro rural de Uberaba que se destacou como produtor de calcário e atualmente é uma atração turística em função dos fósseis encontrados em suas mediações.
Já na antiga Estação Ferroviária desativada da Cia. Mogiana funciona hoje, o Museu dos Dinossauros, parte do Complexo Científico Cultural de Peirópolis.