Fatores emocionais podem resultar em má alimentação

A Tribuna Teen continua sua série de reportagens especiais sobre a importância de uma boa alimentação na adolescência. Nesta semana, nutricionista Luciana Conceição Martins Silva Nascimento, profissional que atua no Liberdade Supermercado, aborda temas que merecem a atenção, não apenas dos jovens, mas também de seus pais.
Segundo ela, nos dias atuais ojovens sofrem uma grande pressão relacionada à alimentação, pois vários fatores a influenciam. “Fatores emocionais, como ansiedade e depressão, podem acarretar o consumo excessivo de alguns alimentos, como fast food; pouca ingestão de nutrientes; excesso de consumo de comidas gordurosas e calóricas, o que pode levar ao quadro de obesidade e várias doenças relacionadas a ela”, afirma. “Esses fatores emocionais também podem levar a não ingestão de alimentos, o que pode levar à anemia ou à anorexia e contribuir para abaixar a resistência do corpo, o que facilita que os jovens contraiam muitas doenças”, ressalta.
Ainda segundo ela, a busca por um corpo perfeito também traz sérias consequências. “O chamado ‘corpo ideal’ ultimamente é muito exigido pela mídia e pode levar o jovem a tirar de sua alimentação nutrientes importantes para sua fase de crescimento”, destaca.

Números

Os números comprovam a preocupação de Luciana. Uma recente pesquisa da revista Capricho revelou que 36% das garotas de até 14 anos relataram já ter encarado o jejum intermitente e 76% fizeram, fazem ou pretendem fazer dieta para emagrecer.
Por fim, a nutricionista lembra que é fundamental fazer as refeições em um ambiente calmo e tranquilo. “O alimento é combustível para o corpo. Sendo assim, quanto melhor for a alimentação, melhor o corpo reagirá a ela”, enfatiza. “A ingestão de alimentos dever ser agradável, de paz e interação com o está se comendo. O jovem deve fazer da alimentação um momento prazeroso, descobrindo novos tipos de alimentos e preparações”, completa. Luciana é filha de Devair Dias do Nascimento e Solange Maria Martins Silva Nascimento e tem os irmãos João Paulo Martins Silva Nascimento e Juliana Martins Silva Nascimento.