Filantropas recebem medalha de Honra ao Mérito

Autora do Projeto de Resolução da Medalha Thereza Lopes é da
vereadora Andréa F. Yamada Scotte

Autoridades e as homenageadas na Câmara de Vereadores

Em sessão solene realizada terça-feira, 12 março, a Câmara Municipal de Ituverava entregou às filantropas Cristiane de Freitas Sandoval Junqueira, Maria Tereza Pontes da Cruz Macedo e Mara Antônia Silva Abdalla, a Medalha de Honra ao Mérito Thereza Lopes.
A autora do Projeto de Resolução da Medalha Thereza Lopes é a vereadora Andréa Fonseca Yamada Scotte, tem o objetivo de homenagear mulheres que se destacam na sociedade, seja no exercício da profissão, ações filantrópicas e comunitárias, ou qualquer outro destaque de relevância.
Além das homenageadas e seus familiares, prestigiaram a solenidade a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado; o presidente da Câmara Fábio Freitas Gibaile, a vereadora Andréa Fonseca Yamada Scotte; a Chefe de Desenvolvimento Social – Fátima Barbosa Nunes; o secretário da Indústria e Comércio, Luciano Chaebub Rodrigues (“Lolô”); a secretária do Meio Ambiente e Recurso Hídricos – Maria Cláudia Faria de Almeida; vereadores e outras autoridades.

Justificativa

A vereadora justifica as homenagens pelo trabalho desenvolvido pelas voluntárias. “Neste meu primeiro mandato como vereadora, observei que em nenhum momento eram dedicadas homenagens às mulheres. Foi quando surgiu a ideia de propor o projeto, justamente com esse objetivo, enaltecer as mulheres ituveravenses que se destacam pelos trabalhos filantrópicos no município”, afirma Andréia.
“Dessa forma, todos os anos no Dia Internacional da Mulher, a Câmara homenageará mulheres com a Medalha Thereza Lopes, que foi uma das pioneiras na representação feminina no Legislativo. Uma mulher de fibra, atuante e estudiosa”, ressalta a parlamentar.
Foram homenageadas este ano: Maria Tereza – pelo Fundo Social de Solidariedade; Mara Antônia – pela prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado e Cristiane Sandoval – pela vereadora Andréa Yamada.
A prefeita justifica sua escolha. “Mara é uma funcionária pública exemplar e, nesta homenagem ela representa todos os outros servidores municipais, que realmente querem fazer o melhor para a nossa cidade, que têm comprometimento com o trabalho e respeito pelas pessoas”, afirma Adriana.

Maria Tereza Pontes da Cruz Macedo

Maria Tereza Pontes da Cruz Macedo nasceu em Guará, na Fazenda Monte Santo, em 11 de novembro de 1951. Filha de José Alves Pontes e Maria Cândida Pita Pontes, ela é casada com João Antônio da Cruz Macedo, tem os filhos Flávio Pontes da Cruz Macedo, casado com Fabiana Andrade de Branco Macedo e Fernando Pontes da Cruz Macedo, casado com Maria Paula Chaibub Macedo, e os netos Ilka, Flávia e Joaquim.
“Ser homenageada é sempre motivo de alegria e, principalmente, quando a honraria é fruto do nosso trabalho. Entendo que esse reconhecimento se deve ao nosso Projeto Arte Vida. Servir é sempre bom, causa grande alegria e, com essa mesma alegria estou aqui hoje representando cada uma das mulheres que fazem o trabalho para ajudar o próximo”, enfatiza Maria Tereza Pontes.

Mara Antônia da Silva Abdalla

Mara Antônia da Silva Abdalla nasceu em 20 de junho de 1967, em Jeriquara. Ela é casada com Antônio Aparecido Abdalla, e tem os filhos Viviane Abdalla Rodrigues do Carmo, casada com Murilo Rodrigues do Carmo e Josiane Mara da Silva Abdalla, e os netos João Abdalla Rodrigues do Carmo e Lucas Abdalla Rodrigues do Carmo. Ela é filha de Julieta da Silva. “Sinto-me honrada em receber essa medalha. Estou representando todos os funcionários municipais que trabalham arduamente com amor, carinho e dedicação. Ofereço essa homenagem a todos eles, que são guerreiros e que oferecem o melhor de si no ambiente de trabalho”, disse Mara Antônia.

Cristiane de Freitas Sandoval Junqueira

Cristiane de Freitas Sandoval Junqueira nasceu em Ribeirão Preto, dia 16 de janeiro, onde residiu até os cinco anos. Filha do historiador e bancário aposentado Celso Barbosa Sandoval e Nair de Freitas Barbosa Sandoval (in memoriam), ela é casada com o médico cardiologista Dr. Ivan Junqueira de Castro, tem os filhos Chrys Paulo Castro, Ivan Junqueira de Castro Júnior casado como Isabela Catroque Dias e Fransérgio Junqueira de Castro, e o neto Benício Junqueira de Castro. “Estou emocionada e confesso que não esperava ser homenageada nesse momento, porque sei que existem outras grandes mulheres em nossa cidade que se dedicam a vários trabalhos sociais. Todas nós trabalhamos juntamente com uma equipe, então é uma grande honra estar aqui representando cada uma dessas pessoas”, afirma Cristiane Sandoval Junqueira.