Fisiculturista ituveravense fala de sua relação com o esporte

Ricardo Martins Barrachi voltou a competições nesse ano, após se recuperar de uma lesão

Após dois anos sem competir, o empresário Ricardo Martins Barrachi voltou com força total ao fisiculturismo, esporte que tem a finalidade de esculpir o corpo, através da estética, simetria, densidade e definição.
Nesse ano, após se recuperar de uma contusão que o afastou do esporte, Barrachi já participou de duas importantes competições: o Campeonato Paulista de Fisiculturismo, em que ele obteve a 6ª colocação, e o Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, quee ficou com o 5° lugar. Ambas as competições envolveram atletas de todos os pesos.
Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, ele fala sobre o esporte. “Voltei a treinar nesse ano e, logo de cara, já disputei o Paulista. O meu retorno se deve ao meu coach, Márcio Magnani, que insistiu para que eu voltasse e buscasse superar todas as lesões. Topei o desafio e o resultado tem sido ótimo”, afirma.
Além de Márcio Magnani, Ricardo Barrachi tem acompanhamento do médico ortopedista Dr. Fábio Farias, do fisioterapeuta Diego Polac, e do coach e parceiro de treino, Douglas Cruz. “O fisiculturismo é, para mim, um esporte cuja finalidade é alcançar o melhor desempenho dos músculos do corpo, buscando a perfeição em simetria, volume e definição. Por isso o nome (culturismo), já que é um esporte de muita dedicação e disciplina”, ressalta.

Números
Alguns números apresentados por Barrachi refletem o quanto o esporte exige dedicação. “Treino sete vezes por semana, sendo uma hora e meia de musculação, uma hora de cárdio de manhã e uma hora de cárdio após o treino. Faço sete refeições por dia, todas muito bem elaboradas, sem abertura para outras comidas fora da dieta. Além disso, quando há competições, preparo-me durante 120 dias”, destaca.
Dentre as principais conquistas de Barrachi no fisiculturismo estão: top 2 estreantes e top 3 Paulista em 2015; top 1 na Copa Paulista e top 6 na seletiva Arnold Classic Brasil, em 2016 e top 2 na seletiva Arnold Classic Brasil, em 2017, todos na categoria master 1. Agora, no entanto, ele pretende se dedicar mais à família e ao trabalho.
“Esse esporte exige 100% de dedicação, muitos treinos, restrições e a renúncia total das saídas de fim de semana. No entanto, quando você realmente quer muito algo, você suporta todos esses obstáculos”, diz.
“O fisiculturismo é o máximo que um atleta de musculação atinge e tenho muito orgulho em subir no palco e mostrar o resultado o meu trabalho. É algo complexo, porém muito prazeroso”, completa.

Fisiculturismo
Fisiculturismo é um esporte que tem como objetivo buscar, por meio da musculação, a melhor formação muscular. A disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação. Os requisitos são: volume, simetria, proporção e definição muscular e estética.
A Federação Internacional de Fisiculturismo (International Federation of Bodybuilding (IFBB) regula o campeonato de culturismo mundial, o Mr. Olympia. Os maiores vencedores desse campeonato foram Lee Haney (oito vezes), Arnold Schwarzenegger (sete vezes), Dorian Yates (seis vezes) e Ronnie Coleman (oito vezes). Para o desenvolvimento dos músculos, o fisiculturista utiliza estratégias como: treinamento em resistência de pesos, repouso e nutrição especial, acrescentando proteína extra à alimentação, inclusive através de suplementos alimentares, entre outros.

O atleta

Ricardo Martins Barrachi é empresário no ramo de suplementos, e proprietário da “Mundo Fitness”. Ele é casado com a dentista Andréa Honorato David Barrachi e tem a filha Lara Honorato David Barrachi. Filho de José Roberto Barrachi e Sônia Bernadete Martins Barachi (in memoriam), são seus irmãos Gustavo Martins Barrachi, casado Helena Maria de Castro Vanderley Barrachi e Marcelo Martins Barrachi, casada com Jordana Morandim Barrachi.