Fundação Educacional de Ituverava completa 49 anos

Instituição se tornou ao longo dos últimos 49 anos uma das principais pilastras econômicas do município

A Fundação Educacional de Ituverava completou dia 25 de Janeiro, 49 anos de existência. A instituição de ensino, que é resultado de um sonho que começou em 1971, se tornou ao longo dos últimos 49 anos uma das principais pilastras econômicas do município.
Considerada uma das Instituições de ensino mais importante da região e nacionalmente reconhecida pela qualidade de seus cursos, a FE é uma grande empresa que atualmente conta com 3.070 alunos e 530 funcionários, dos quais 303 são professores e 227 são funcionários do Administrativo, distribuídos por todas as mantidas: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), FAJOB – Faculdade São Joaquim da Barra, Colégio Nossa Senhora do Carmo – COC e COC Jr e Colégio Van Gogh – Anglo .
A instituição é presidida pelo empresário Pedro César Galassi, que, juntamente com todos os membros do Conselho Curador têm procurado manter a qualidade do ensino. Em entrevista à Tribuna de Ituverava, Galassi fala sobre a importância da FE para Ituverava nas áreas educacional, cultural e econômica.
“A instituição representa um setor de construção de valores e conhecimentos, que possibilita o pleno desenvolvimento da comunidade, incluindo a capacidade de se comunicar e compreender o mundo ao seu redor. Defender ideias, visando o progresso educacional, científico, tecnológico, cultural e socioeconômico local, regional e nacional. Com a perspectiva do desenvolvimento sustentável, da integração com a sociedade e do exercício da cidadania”, diz.

Metas atingidas
“Dentre as principais metas atingidas nos últimos anos podemos citar as construções para melhorias nos campi de suas mantidas, bem como a aquisição de materiais e equipamentos, visando à qualidade dos diferentes cursos oferecidos pelas mesmas”.
“Também prosseguimos oferecendo diferentes cursos com qualidade reconhecida, tanto a nível regional como nacional; como os de Engenharia Agronômica, Engenharia Mecânica, Medicina Veterinária, entre outros e contribuindo com a comunidade através de oferta de bolsas de estudo, inclusão social em programas como: Jovem Aprendiz, Inclusão para portadores de deficiência física e os estágios supervisionados”.
“Além disso, a instituição oferece suporte necessário para acompanhar as transformações do mundo contemporâneo e os avanços tecnológicos, permitindo que a cultura acadêmica não fique ultrapassada”, destaca.
O número de matriculas para o 1º semestre de 2020, segundo o presidente, tem correspondido à expectativa da Fundação. “Atualmente, pais e alunos visam, além de preço, a qualidade do ensino que, é o que as mantidas da FE oferecem. Vale ressaltar que ainda estamos em fase de processo seletivo nas mantidas de Ensino Superior”.

FAJOB – Faculdade de São Joaquim da Barra

Um ano após a inauguração da FAJOB – Faculdade São Joaquim da Barra, Galassi enfatiza que a instituição tem cumprido seu papel, difundindo o conhecimento e visando maior prosperidade para a comunidade bem como para o município. Pouco mais de um ano após ser inaugurada, a FAJOB é a terceira instituição de Ensino Superior da Fundação Educacional e um dos seus grandes investimentos nos últimos anos.

Diretoria destaca investimentos e projetos para o ano de 2020

Sobre os investimentos para o ano de 2020, ele destaca o projeto de geração de energia fotovoltaica.
“Também vamos continuar investindo em professores altamente capacitados, pois eles são os pilares de continuidade da qualidade dos cursos, além de que contribuem para o enriquecimento dos referidos cursos por meio da troca de conhecimentos, experiências e a difusão cultural, profissional e acadêmica”.
“A FE implantou nesses últimos anos vários cursos, como o de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Enfermagem, entre outros, mas, atualmente, há um projeto voltado para a expansão de novos cursos, que ainda não foram finalizados”.

Outros campi

Além da Fajob, inaugurada em 2018, a FE não planeja a instalação de campus em outros municípios. “No momento não projetamos a instalação de campus em outras cidades, entretanto, não se descarta a possibilidade de no futuro expandir horizontes, sempre pensando na qualidade educacional, bem-estar da população e um desenvolvimento sustentável”, afirma o presidente da FE Pedro César Galassi.

Instituições mantidas pela Fundação Educacional de Ituverava

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL)

Cursos oferecidos: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, História (presencial e a distância), Geografia (presencial e a distância) Letras, Matemática, Pedagogia (presencial e a distância)
Pós-graduação: Alfabetização e Letramento”, “Educação Especial”, “Educação Matemática”, “Especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual”, “Especialização em Engenharia Mecânica em Fluídos e Térmica”, “Fundamentos e técnicas para o estudo da biodiversidade”, “MBA em Gestão Estratégica de Pessoas”, “MBA Controladoria e Finanças”, “Letras: Linguística, Letramento e estudos literários”, e “Psicopedagogia numa abordagem clínica e ensino-aprendizagem”.
Pós-graduação a Distância: “Alfabetização e Letramento”, “Educação Inclusiva”, “Educação Infantil”, “Leitura e produção de textos nas séries iniciais: teoria e prática”, “Leitura e produção de textos: teoria e prática”, “Literatura infantil na sala de aula”, “Pedagogia Empresarial” e “Psicopedagogia”.

Colégio Nossa Senhora do Carmo – COC
Cursos oferecidos: Educação Infantil (COC Junior), Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico (Agropecuária, Edificações, Radiologia, Química, Meio Ambiente, Enfermagem, Segurança do trabalho) – (Vou confirmar esses cursos quando enviar a matéria para revisão)

Colégio Van Gogh – Anglo
Cursos oferecidos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio

Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram)

Cursos oferecidos: Agronomia, Direito, Enfermagem, Medicina Veterinária e Sistemas de Informação.
Pós-graduação: “MBA em Agronegócio e Organizações Sustentáveis”, “MBA em Gestão Hospitalar e de Serviços da Saúde”, “MBA em Gestão e Tecnologia da Produção Sucroalcooleira”, “MBA em Gestão e Tecnologia da Produção Cafeeira”. Especialização: “Direito do Trabalho”, “Direito Processual Civil”, “Engenharia de Segurança do Trabalho”, “Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos” e “Métodos Auxiliares de Diagnóstico em Medicina Veterinária”.

Diretoria da FE

Presidente: Pedro César Galassi
Vice-presidente: César Luiz Mendonça
Secretário do Conselho: Paulo César da Luz Leão

Composição do Conselho
Alcides Barbosa Garcia
Carlos Fernando Rossato
César Luiz Mendonça
Fernando Bernarndini
Jorge Maeda
Luís Carlos Iamaguti
Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”)
Marcelo Costa Teoro
Milton Okano
Paulo César da Luz Leão
Pedro César Galassi
Roberto Mirandola
Valtuíres Roma
Vicente Paulo Vieira

Membros Suplentes
Camilo José Lúpoli
Guilherme Machado Mirandola
Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia
Orestes Leonel Filho (Nenê)
Paulo Roberto Machado

Diretora Executiva
Mandato: 05/02/2019 a 04/02/2021

Diretor Executivo: Roberto Inácio Barbosa
Vice-diretor Executivo: Antônio Gonçalves Delgado
1º Tesoureiro: Seandro Duarte Esteve
2º Tesoureiro: José Antônio Jabur (Dodô)
1º Secretário: Dorival da Silva Pereira
2º Secretário: José Eduardo Mirandola Barbosa
Procurador Jurídico: Luiz Miguel Ribeiro Moysés

Conselho Fiscal
Adriano Wakayama
Alceu Sluiuzas
Antônio José dos Santos Rodrigues (“Yeyé”)

Instituição de ensino conta com excelente estrutura

A estrutura física também é um dos pontos privilegiados das instituições de ensino mantidas pela FE. São dois campi ativos na cidade, onde funciona no Campus I – FFCL, Colégio Nossa Senhora do Carmo-COC e COC Jr e o Colégio Van Gogh – Anglo. E Campus II – onde funciona a Fafram. Existem ainda dentro do município, outros dois campi à disposição da mantenedora, que é o prédio onde funcionava a Secretaria do Bem-Estar e Integração Social – na Rua: Major Domingos Ribeiro dos Santos, 505 e o Sítio das Acácias II.
A FE conta ainda com moderno Complexo Laboratorial, com equipamentos de última geração, com o Hospital-Escola Veterinário, destinado a estudo e ao atendimento de animais da comunidade, o Núcleo de Práticas Jurídicas, que oferece assistência judiciária gratuita, entre outros serviços à população.

Polo regional de ensino

Com todos estes requisitos, aliados a excelência em qualidade de ensino, a FE mudou o perfil econômico de Ituverava, transformando o município em um polo regional de ensino, oferecendo oportunidade as jovens de Ituverava e região a terem acesso aos estudos, em uma das instituições de ensino mais respeitadas do país.