Gustavo Borges é referência na natação mundial

O atleta ituveravense, que é considerado uma lenda na natação brasileira, fala sobre o filho que segue seus passos

Gustavo Borges em uma ocasião em que esteve em Ituverava

Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, o nadador Gustavo Borges, que é um dos mais destacados nadadores brasileiros de todos os tempos e que elevou o nome do Brasil para todos os cantos do mundo, é um orgulho para Ituverava.
Sobre sua relação com esporte, carreira e o orgulho que sente do filho, muito atencioso, o atleta respondeu a entrevista por meio de um vídeo, gravado em sua empresa, a MGB (Metodologia Gustavo Borges), em São Paulo. Segundo ele, a importância do esporte em sua vida vai além das muitas conquistas. “Constitui tudo ao meu redor, como o meu empreendimento, minha personalidade, minha carreira, a minha vida profissional e ainda me rendeu o Hall da Fama Internacional”, afirma.
“Eu aprendi a reforçar os valores do esporte no meu dia a dia, no meu trabalho e dentro da minha casa”, ressalta o nadador.

O filho
Sobre o filho Luiz Gustavo, o renomado nadador se mostra bastante orgulhoso. “Além de ter batido alguns dos meus recordes, ele fez um excelente campeonato recentemente, ao obter o quinto melhor tempo da natação na prova de 50 metros livre e o décimo melhor na prova de 100 metros livre”, destaca.
“São conquistas que me enchem de orgulho. Ele representa a Universidade Michigan, dos EUA, em competições e está bastante focado nos estudos e na natação, fazendo um ótimo trabalho, o que me deixa muito feliz como pai”, enfatiza.
Gustavo Borges ainda destaca o quanto é gratificante ver o filho vivenciar muitos ambientes e momentos que passou na época em que cursava o Ensino Superior. “Além de tudo, sabemos que ele tem chances de participar da próxima Olimpíada pela equipe Brasileira de Natação. Ele precisará estar bem focado, mas já estamos na torcida para isso”, afirma.

Vida profissional
Na sua atividade profissional, Gustavo Borges profere palestras motivacionais no Brasil; é comentarista da Rede Globo e proprietário da MGB (Metodologia Gustavo Borges), com academias espalhadas por todo o país. Ele, que participa de um grade número de comerciais na mídia, dirige a Academia Gustavo Borges, onde desenvolve o trabalho de gestão aquática. O nadador afirmou ao jornal que em breve firmará parceria para desenvolver seu projeto em Ituverava.

Gustavo Borges

Gustavo França Borges, é casado com Bárbara Franco Borges, e são seus filhos Luiz Gustavo Franco Borges e Gabriela Franco Borges.
Ele é filho do empresário José Jovino Borges e da professora Diva França Borges. O mundialmente conhecido nadador está sempre presente em Ituverava, prova que ele adiantou ao jornal que em breve a MGB (Metodologia Gustavo Borges) desenvolverá um trabalho de gestão aquática na cidade. O nadador Gustavo Borges levou o nome do Brasil pelo mundo todo.

Jovem atleta é convocado para jogos que ocorrem em Napoli

Luiz Gustavo Borges é uma das pricipais promessas da natação brasileira

Luiz Gustavo Borges é um dos destaques da Seleção Brasileira convocada para a Universídade, os Jogos Mundiais Universitários, que serão realizados na cidade de Napoli, Itália, entre 3 e 14 de julho.
Além dele, vale citar também as presenças de Iago Moussalem, Giovanna Diamante e Jheniffer da Conceição, que fazem, ou já fizeram, parte da seleção adulta nacional.
Se as especialidades de Gustavo Borges eram os 100m e 200m livre, seu filho tem resultados mais consistentes nos 50m livre, a disputa mais rápida da natação. Luiz Gustavo fez parte da seleção brasileira no Mundial Júnior de 2017 e, no Troféu Brasil deste ano, conquistou as melhores marcas de sua vida. Nadou os 100m livre em 49s60 e os 50m livre em 22s21, se aproximando até de uma vaga na seleção do Mundial adulto.
Em entrevista concedida ao UOL, Luiz Gustavo se mostrou cauteloso em relação à comparação com o pai. “Motiva-me muito ter um tempo melhor que o do meu pai nos 50m, mas não é algo que me preocupa”, pondera Luiz Gustavo.

Filho de Gustavo Borges segue passos de sucesso na natação

Filho segue os passos do pai

Com quatro medalhas olímpicas e oito ouros em Jogos Pan-Americanos, o ituveravense Gustavo Borges é, sem dúvidas, um dos maiores atletas brasileiros da história. Agora seu filho, Luiz Gustavo, 19 anos, segue e muito bem – os seus passos.
Em competições universitárias dos Estados Unidos, onde Luiz Gustavo estuda e mora, o jovem já bateu dois recordes que pertenciam ao pai. No final de 2017, Luiz Gustavo nadou a prova de 50 jardas em 19s43, superando o tempo de Gustavo Borges, que é de 19s68. Mais recentemente, em março desse ano, ele também superou o tempo do pai na prova de 100 jardas. Luiz Gustavo disputa as competições representando a Universidade Michigan, onde cursa Administração e o seu pai estudou Economia. Existe, inclusive uma foto de Gustavo Borges no Hall da Fama da renomada instituição de ensino norte-americana.
O filho de Gustavo nasceu em Jacksonville, na Flórida, no período em que o nadador morava nos Estados Unidos. Depois Luiz Gustavo veio para o Brasil e, desde então, sua jornada se assemelha a do pai.

Passos do pai

Assim como o pai, Luiz Gustavo nadou pelo Clube Pinheiros de São Paulo, e integrou a seleção de base do país.
No caso de Gustavo Borges, a ida para os Estados Unidos aconteceu antes, no Ensino Médio. Ele recebeu um convite do COI (Comitê Olímpico Internacional), que veio por meio do COB (Comitê Olímpico do Brasil) para participar do programa Solidariedade Olímpica.
Ele optou por estudar na Bolles School, em Jacksonville, e permaneceu nos Estados Unidos por dez anos. Terminou o Ensino Médio, ingressou na Universidade de Michigan, passou os primeiros anos como atleta morando fora do país, onde conheceu a esposa Bárbara Franco Borges, que é espanhola e também estudou no EUA.