Hospital do Amor de Barretos promove Capacitação sobre câncer infanto-juvenil

No domingo, 24 de novembro, será realizada em todo o Brasil a Caminhada “Passos que Salvam”, que tem como objetivo conscientizar a respeito do câncer infanto-juvenil e arrecadar recursos para o Hospital do Câncer Infanto-Juvenil de Barretos.

Em Ituverava, a Caminhada “Passos que Salvam” está sendo organizada pelo Grupo ASA (Amizade, Solidariedade e Amor), entidade que auxilia os portadores de câncer do município e seus familiares.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, assim como nos anos anteriores, o Hospital do Amor oferece capacitação sobre a doença a dois profissionais que atuam na Atenção Básica do município. Nesse ano, participaram o pediatra do NASF, Camilo Lupoli e a enfermeira da Unidade de Saúde do bairro Guanabara, Luciana Monteiro, em eventos realizados em março e maio, respectivamente. .
A partir da capacitação, eles se tornam multiplicadores da informações para os médicos da Atenção Básica, enfermeiros e alunos do ITPAC (Revalida). O objetivo é conscientizar todas as equipes da Atenção Básica do município sobre os sinais e sintomas da doença, importância do diagnóstico precoce, tratamento, entre outros temas relacionados à doença. Também participou da capacitação, a coordenadora do Grupo ASA, Luiza Helena Ferreira.

Importância

A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, fala sobre o evento. “A capacitação sobre o câncer infanto-juvenil foi muito importante para conscientizar nossas equipes quantos aos sinais e sintomas da doença, uma vez que já foi comprovado o quanto o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura nesses casos”, explica a secretária.
“A Caminhada Passos que Salvam é um evento muito importante para conscientizar a respeito do câncer infanto-juvenil e ainda contribuir com o tratamento das crianças que são pacientes do Hospital de Amor. Por isso, convido a população para participar dessa campanha e contribuir com essa causa”, convida prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado.