Inep pode ter dado pistas sobre o tema de redação do Enem

Novembro já está quase aí e, com isso, os estudantes correm atrás dos últimos detalhes para o Enem 2018. Além dos longos dias de estudo, os candidatos ficam preocupados com qual será o tema da redação e se vão conseguir se dar bem.
Além de poder treinar em casa com vários assuntos atuais, eles podem ficar atentos a algumas dicas. Uma delas é que o perfil do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) no Instagram vem fazendo diversas publicações com variações linguísticas, o que foi interpretado por alunos e especialistas como um conselho. A variação linguística nada mais é que o modo diferente que a língua é pronunciada de acordo com a região. O sotaque ou as gírias de cada Estado, cultura e idade são exemplos.

Pluralidade
Essa pluralidade tem vários níveis, separados entre diatópico (lugar onde a pessoa reside), diafásico (ocasião no qual a pessoa se encontra, por exemplo, diferença entre uma reunião séria e uma conversa entre amigos), diastrático (classificado como as gírias que determinados grupos usam) e histórico ou diacrônico (de acordo com a idade e o período histórico que a pessoa vive/viveu).
Muitos sites de estudos apontaram que esse seria o tema da redação do Enem 2018. Não é possível saber isso com exatidão, mas é melhor que os candidatos fiquem atentos e estudem um pouco sobre o assunto.