Ituverava conquista bons resultados no JORI 2019

Comissão técnica e atletas de
Ituverava que participaram do JORI

De 24 a 27 de agosto, foi realizado na cidade de Matão, no interior paulista, os Jogos Regionais dos Idosos (JORI) de 2019. Durante 4 dias de competição, aproximadamente 2.500 atletas, a partir dos 60 anos de idade, de 59 municípios da região disputaram em sete categorias, divididas por faixa etária, em 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez. Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, Ituverava foi representada em 12 modalidades, e conquistou bons resultados, inclusive classificações para a Fase Estadual dos Jogos Abertos dos Idosos (JAI).
A delegação de Ituverava foi composta de 104 pessoas, entre a Comissão Técnica e os atletas, que são treinados através de uma parceria entre a Secretaria do Bem Estar e Integração Social e o Centro de Convivência do Idoso com a Secretaria de Esportes.

Vôlei adaptado
A equipe de voleibol adaptado masculino 60 a 69 anos, conquistou pela primeira vez vaga para a fase estadual da competição, ao ser vice-campeã, depois de uma disputa acirrada contra Franca, quando venceu por 2 sets a 0. A equipe de voleibol adaptado masculino 70 a 75 anos, também foi um dos destaques da competição, terminando em 5º lugar.

Atletismo
No atletismo, os atletas de Ituverava conquistaram uma medalha de prata, com o consagrado atleta Joaquim Marques, na categoria 80 à 84 anos. Ele terminou em 2º lugar, e garantiu vaga para a fase estadual
Também pelo atletismo, Ituverava conquistou uma medalha de bronze, com o a atleta Maura Garcia (70 a 74 anos); na mesma categoria Eni Junqueira terminou a prova em 7º lugar. Na categoria feminino 80 a 84 anos, Maria Terezinha Peres também conquistou o 4º lugar.
Na categoria masculino 80 à 84 anos, Onofre Zeferino ficou em 5º lugar. Ainda pela categoria masculino 70 a 74 anos, Alan Kardec conquistou o 8º lugar.

Natação
Na natação, os representaram Ituverava conquistaram 5 medalhas: duas de ouro, na categoria 75 à 79 anos, nado costa e nado livre, com o atleta José Cortez, que garantiu vaga na fase estadual; uma de bronze na categoria 60 à 64 anos, nado costa, com o atleta Carlos Augusto Alves; e outras duas de bronze, categoria 65 à 69 anos, nado costa e nado livre, com José Luiz Batista Alves.

Tênis de mesa
No tênis de mesa feminino, categoria 60 a 69 anos, Ituverava ficou em 4º lugar com Vera Braga; e o 6º lugar, na categoria mais de 70 anos, com Ana Lúcia dos Santos Mendonça.

Dominó
Na modalidade dominó, a dupla feminina, formada por Isolena Silva e Maria de Lourdes Rezende e a dupla masculina, formada por Agenor Moura e Arcedílio Pereira, ficaram em 6º lugar.

Malha masculina
Na malha masculina, Ituverava terminou em 8º lugar, com a dupla José Augusto de Paula (“Zezinho da Pipoca”) e Clóvis Antônio Ferreira (“Pontaria”).

Resultados
Com os resultados na competição, Ituverava conquistou o 12º nos Jogos Regionais dos Idosos de 2019, alcançando 35 pontos.
Os idosos estiveram acompanhados da Comissão Técnica, formada pelos representantes da Secretaria de Esportes: Márcio Antônio Macedo Mello (secretário de Esportes); professores Tales Liporace (professor do Centro de Convivência do Idoso), Fabrício Santos, Gustavo Barrachi, Matheus Costa, Fernando Souza; João Donizete Almeida; estagiários Carla Beatriz e Rodrigo Calliman Pugliani, e representantes do Centro de Convivência do Idoso Vânia Gomieiro (coordenadora), Franassis Souza, Mara Rodrigues, Leonardo Prado, Vanderlei Oliveira Júnior, Élvio Marques de Castro (“Branco”), Nilva Cyrillo e Vera Teixeira.
Os atletas classificados vão retomar aos treinamentos para a disputa da etapa estadual, que no mês de outubro, na cidade de Jundiaí, onde vão disputar com os melhores classificados regionais do estado.

Desempenho

O secretário do Bem Estar e Integração Social, Antônio Carlos Silva, fala sobre o empenho dos idosos. “O JORI é um dos eventos mais aguardados no ano para os frequentadores do Centro de Convivência do Idoso e, mais uma vez, fico surpreso e feliz com o desempenho e dedicação na disputa. Estão todos de parabéns pelo trabalho realizado”, ressalta Antônio Carlos.
O secretário de Esportes, Márcio Antônio Macedo Mello elogia a participação de Ituverava. “O JORI 2019 entrou para a história de Ituverava. Terminamos a disputa em 12º lugar, trouxemos para muitas medalhas e colocações nunca antes conquistadas, e também diversas classificações para a fase estadual dos jogos. Só tenho a agradecer a toda Comissão Técnica e aos nossos atletas pela dedicação”, afirma o secretário.

Emoção

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado parabeniza os representantes do município. “Fiquei muito emocionada com os resultados dos ituveravenses no JORI 2019, pois é fruto de um trabalho realizado durante todo o ano e, que admiro muito. Parabéns a Comissão Técnica pelo trabalho mas, principalmente, aos nossos idosos, que deram um show, e representaram muito bem Ituverava. Em nome de todos os ituveravenses agradeço os atletas”, ressalta a prefeita.

Convite

O Centro de Convivência do Idoso convida os interessados em participar das equipes esportivas, para conheceram suas instalações. Para participar da equipe de vôlei adaptado, é necessário ter acima de 47 anos, e nas demais categorias, acima de 59 anos.