Ituverava continua sem casos confirmados de Covid-19

Segundo boletim epidemiológico, até o último domingo, 29 de março, 23 casos suspeitos estavam sendo monitorados no município

Por meio de boletim epidemiológico divulgado no final de semana, através de postagens na página da Prefeitura de Ituverava, foi informado que o município continua sem nenhum caso confirmado de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

De acordo com a publicação, de segunda-feira, 30 de março, 24 casos suspeitos estavam sendo monitorados pela Secretaria de Saúde do município, todos aguardando resultados de exames. Desse total, um segue internado em leito hospitalar. No domingo, 29 de março, não houve alteração nos números em relação ao boletim anterior.

Os exames para Covid-19 são coletados no município e enviados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que é responsável por analisar os exames de todo o Estado, e, devido à grande quantidade, ainda não há previsão dos resultados.

Brasil

No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou no domingo, 29 de março, 4.256 infecções e 136 mortes pela doença. Foram 353 novos casos nas últimas 24 horas, com uma taxa de letalidade de 3,2%.

No Estado de São Paulo, subiu para 98 o número de mortes pelo novo coronavírus, segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado ontem. O Estado possui ainda 1.451 casos confirmados. O novo número de casos representa um aumento de 3,2% em relação aos 1.406 casos anunciados no sábado (28). No caso das mortes, o crescimento foi de 16,6%.

São Joaquim da Barra

Em São Joaquim da Barra foi registrado, domingo, 29 de março, o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus.  Segundo o prefeito Marcelo Mian, que utilizou a rede social para dar a notícia, trata-se de uma mulher de 48 anos, que voltou de viagem recente a São Paulo. 

A paciente ficou internada na Santa Casa da cidade por dois dias, e agora está em isolamento domiciliar. De acordo com Mian, a mulher passa bem. Além do caso, São Joaquim da Barra também investiga dois casos suspeitos da doença, de acordo com o boletim epidemiológico mais recente.

Combate ao Coronavírus

A Comissão Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 (COMECO) está atuando diariamente no combate ao Coronavírus em Ituverava, desde a implantação de novas ações, aquisição de materiais, mudanças nos serviços de Saúde, como também no diálogo com outras instituições de saúde como Santa Casa de Misericórdia,  Hospital e Maternidade São Jorge e Unimed Norte Paulista.

Todas as instituições do município e também as do Governo do Estado de São Paulo seguem recomendando que a população permaneça em casa, em quarentena, e que só saia em casos de necessidade. Essa recomendação é reforçada ainda mais para os idosos e doentes crônicos, que são considerados grupo de risco da Covid-19.

Gripe H1N1

Além do coronavírus, Ituverava segue em alerta também com casos de gripe H1N1. Até a última atualização do boletim epidemiológico, o município havia registrado, dia 26 de março, 36 notificações suspeitas de H1N1. Dessas, 16 já haviam sido descartadas e 1 confirmada. Outras 13 foram confirmadas como Influenza B e as demais aguardam resultados de exames.