Ituverava inicia segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo

Foto de arquivo de campanha realizada no ano passado

Começou a 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A ação que segue até o dia 31 de agosto, está sendo realizada em Ituverava, através da Prefeitura, Secretaria da Saúde e Vigilância Epidemiológica.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, está disponível nas Unidades de Saúde do município, exceto nos PSF Central e PSF de Capivari da Mata.
Público-alvo
Nessa etapa, a vacinação está sendo intensificada no público-alvo que corresponde as crianças com 6 meses a adultos de 29 anos. Estes, de forma obrigatória, devem ter duas doses constadas na caderneta de vacinação.
É importante lembrar que as crianças de 6 a 11 meses continuam recebendo a dose zero, a qual não é válida para a cobertura vacinal, mas imprescindível para o controle da doença.
O público de 30 a 49 anos também deve se vacinar. Para estes, a vacinação é indiscriminada, ou seja, não são consultadas as cadernetas de vacinação.

Medidas para evitar aglomerações

Vale ressaltar que, devido a atual situação da pandemia da Covid-19, as Unidades de Saúde estão adotando estratégias para evitar aglomerações.
A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, fala sobre a imunização. “Mesmo diante da pandemia, não podemos nos esquecer de combater outras doenças. Por isso, pedimos para que o público-alvo procure a Unidade de Saúde do seu bairro, e não esqueça a caderneta de vacinação, para tomar a dose da vacina, caso seja necessário”, declara.