Ituveravense é médico da Seleção Brasileira de Basquete

O médico Rafael Figueiredo Jorge é destaque na área de Medicina Esportiva

Seleção Brasileira de Basquete; no destaque, o médico ituveravense Rafael Figueiredo Jorge

O médico ituveravense Rafael Figueiredo Jorge vem se destacando nacionalmente na área de Medicina Esportiva, devido ao excelente trabalho que tem desenvolvido.
Ele é um dos médicos da Seleção Brasileira de Basquete Masculino e do Desportivo Brasil (que pertence ao clube chinês Shandong Luneng Taishan). Também trabalha na Preceptoria da Residência Médica de Medicina Esportiva da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.
Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, o médico lembra o momento em que foi convidado para integrar o Departamento Médico da seleção. “Entre 2010 e 2016, trabalhei na Seleção Brasileira de Basquete Feminino de basquete. Com a mudança de direção da Confederação Brasileira, fui convidado para compor o Departamento Médico da seleção masculina principal no ano passado”, afirma.
“Fico muito grato pelo reconhecimento do trabalho nesses anos, e estou muito feliz por poder ajudar a Seleção Brasileia de Basquete Masculino”, ressalta.
Seleção
O médico também fala sobre o atual momento da seleção. “A equipe está indo muito bem. Até o momento soma 6 vitórias e apenas 2 derrotas”, diz.
“Os dois próximos compromissos da seleção serão no Brasil, contra Canadá – 30 de novembro, e República Dominicana – 2 de dezembro. Se vencermos estaremos praticamente classificados para o Mundial da China em 2019”, observa.
Ainda de acordo com o Dr. Rafael, o momento profissional que está vivendo é gratificante. “Estou orgulhoso por representar o nosso país em um esporte de alto rendimento em nível mundial, pois acredito que este seja o ápice da carreira de qualquer profissional”, destaca.
“Apesar de o basquete ter passado por dificuldades tempos atrás, assim como todo esporte nacional, acredito que agora esteja no caminho certo, tanto estruturalmente como no quesito conquistas”, enfatiza.

Profissional

O médico atua na área esportiva desde 2009, quando iniciou residência médica. Ele esteve pressente com as seleções brasileiras de basquete em Campeonatos Paulistas e Copa São Paulo de Basquete, com o Desportivo Brasil, em Sul-Americanos, Copa América e Mundiais, além de ter sido médico na Copa do Mundo de Basquete de 2014.
Rafael Figueiredo Jorge, é de uma família de médicos. Ele é filho do Dr. José de Moura Jorge (ginecologista) e da professora e assistente social, Ângela Maria Figueiredo de Paula Jorge e são seus irmãos Eduardo Figueiredo Jorge – psiquiatra e Beatriz Figueiredo Jorge – anestesista.