Jovem discute doação de órgãos em livro voltado a adolescentes

Doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante pode ser a única esperança ou oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam. Por isso, é essencial que a população saiba da importância dessa ação.
O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão seja: coração, fígado, pâncreas, pulmão e rim, ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa que necessita, por outro órgão ou tecido de um doador, vivo ou que já tenha falecido.
Recentemente o Brasil registrou um aumento de 7% nas doações de órgãos no primeiro semestre de 2018, de acordo com o Ministério da Saúde. O número de doações subiu de 1.653 para 1.765 em comparação com o mesmo período do ano retrasado. Com esse aumento, o país registrou um recorde de transplantes realizados.
O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possuí o maior sistema público de transplantação do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o território nacional são financiados pelo Sistema único de Saúde (SUS).
Em números absolutos, o país é o segundo maior transplantador do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública de saúde.

Transplante
Diante dessa realidade e com o intuito de conscientizar sobre o transplante de órgãos, a jovem autora Giovanna Vaccaro lançou o livro “Procura-se um Coração”, publicado pela Editora Coerência com a nova edição, ‘vira-vira’ junto com o título spin-off “Procura-se um amor”.
A narrativa carrega grandes ensinamentos sobre a importância da doação de órgãos, contendo dados e perguntas sobre o tema. Com uma escrita fluída e apaixonante, ela passa para os leitores mais do que diversão e emoção, transmite também conscientização sobre esse ponto tão importante.

Sinopse da obra
O tempo que Ariane tem de vida é bem menor do que se imagina. Desde os seis anos, sofre com a doença arterial coronariana, uma deficiência cardíaca genética; rara em pessoas jovens, mas fatal. Mantendo-se com a ajuda de remédios, ela conta com o apoio de seu pai e sua irmã, juntamente com sua melhor amiga.
Para agravar a situação, após uma crise de insuficiência cardíaca, ela recebe a notícia de que deverá passar, o mais urgente possível, por um transplante de coração, caso contrário, seus dias estarão por um fio.
Porém, ela tem uma nova razão para pulsar: Miles. Ariane se envolve em uma paixão “quase” perfeita — diante do difícil drama que enfrenta. Juntos, eles tentarão encontrar uma saída e farão de tudo para congelar o tempo e eternizar cada segundo que lhe resta, como um fio de esperança que surge em seu futuro tão incerto.

A autora
Giovanna Vaccaro mora em São Paulo com seus pais e seu irmão, onde cursa jornalismo na USJT. Publicou “Procura-se”, seu primeiro livro quando tinha 14 anos. Com 15 anos, lançou “E se…” e, no final de 2017, relançou “Procura-se” em uma edição especial. Também participou de algumas antologias com seus contos e tem um canal no YouTube chamado Passa Cola.