“Justino” recebe palestra e firma parceria com CIEE

O coach Bruno Ferreira ministra palestra na EE “Cap. Antônio Justino Falleiros”

Na última quarta-feira, 28 de agosto, alunos da Escola Estadual “Capitão Antônio Justino Falleiros” participaram de palestra ministrada pelo coach Bruno Ferreira, que abordou conceitos básicos da neurociência. “A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro se adaptar a mudanças por meio do sistema nervoso. De forma simples: a neuroplasticidade permite que o cérebro seja adaptável a mudanças, atuando de forma maleável”, explica. Desse modo, a neuroplasticidade e a aprendizagem estão diretamente relacionadas, e a apresentação mostrou aos estudantes o que acontece no cérebro quando aprendemos”, disse.
Ele também deu dicas de como melhorar o desempenho do cérebro, pois segundo ele, toda vez que um novo aprendizado é adquirido, o cérebro fica encarregado de armazenar as informações importantes. “Assim, a cada aprendizado ou vivência enriquecedora, a comunicação entre os neurônios fica mais forte e eficiente. Adquirir novos conhecimentos, sair do modo automático e eliminar distrações, são algumas dicas para praticar diariamente a fim de aprimorar a aprendizagem”, destaca o palestrante.
Melhores resultados
“É possível através de treino obter resultados melhores no estudo, uma vez que é comum ouvirmos que o jovem é esforçado, porém não consegue bons resultados, o que ocorre é que este esforço está sendo utilizado da forma incorreta”, observa o coach Bruno Ferreira.
Segundo a diretora do “Justino”, Renata Maria Pontes Cabral de Medeiros, além de contribuir para a aprendizagem dos alunos, a palestra também foi uma oportunidade para os educadores entenderem o que acontece com o cérebro quando entra em contato com novas informações. “Como ele processa essas novidades e de que forma, o aprendizado se torna conhecimento para a vida toda”, disse.

Parceria CIEE e “Justino”

No mesmo dia, a Escola Estadual “Capitão Antônio Justino Falleiros” formalizou parceria com a unidade ituveravense do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com o objetivo de proporcionar a inserção dos alunos que estão cursando o Ensino Médio, no mercado de trabalho.
A parceria, segundo a diretora, além de possibilitar que os jovens tenham o primeiro contato com o mercado de trabalho, também vai oferecer palestras e cursos de qualificação profissional. “A grande demanda de jovens em busca do primeiro emprego reflete no ambiente escolar, uma vez que eles compartilham com a escola seus anseios e, foi isso que motivou as duas instituições a firmar essa parceria, visando atender essa demanda”, destaca a diretora Renata Maria Pontes Cabral de Medeiros.