Lar das Crianças comemora 36 anos de existência

Professores e alunos do Lar da Criança “Francisco de Assis”

Inaugurada em 1982, a unidade de educação infantil foi idealizada por Maria Aparecida Costa Menezes 

O Lar da Criança “Francisco de Assis”, comemorou no mês de março, 36 anos de existência. Fundada a partir do sonho de Maria Aparecida Costa Menezes, que generosamente sempre se dedicou as causas sociais, em especial às obras de apoio às crianças, a instituição de ensino é destaque entre as obras da fundadora, e um exemplo de filantropia.
Fundada em abril de 1977 e inaugurada cinco anos depois, em 27 de março de 1982, a instituição de ensino foi idealizada com o objetivo de atender famílias menos favorecidas, oferecendo orientação educacional, moral e acima de tudo, amor. Segundo a direção, desde sua criação já passaram pela escola mais de 4.650 mil crianças.
“Esse gesto de grandeza, foi embasado no ideal cristão de uma pessoa que desde que chegou à Ituverava, sempre esteve envolvida e engajada em questões sociais em prol do bem-estar da população, tendo a criança como base de tudo”, afirma o diretor do Lar da Criança “Francisco de Assis”, João Pedro Costa Neto, que é diretor da creche.

Francisco de Assis

“A criança bem assistida, se tornará um adulto de caráter e mais capacitado para lidar com as situações cotidianas”, observa o diretor, que explica que o nome “Francisco de Assis”, foi escolhido em homenagem a São Francisco de Assis, que é protetor dos animais e das crianças.
Instalada à Rua Dom Pedro I, 568, no Jardim Independência, a instituição de ensino atende atualmente cerca de 40 alunos, de 2 a 5 anos de idade, em período integral, divididos em quatro turmas: Maternal I, Maternal II, Primeira Etapa e Segunda Etapa.
O funcionamento da instituição, que é mantida com o apoio da comunidade, por meio de doações, é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.

Crianças na Creche do Lar “Francisco de Assis”

Creche desenvolve diversas atividades pedagógicas e lúdicas 

As crianças recebem acompanhamento pedagógico com profissionais habilitados, no qual são realizadas atividades lúdicas e recreativas, relacionadas aos temas e objetivos a serem alcançados, conforme a proposta curricular prevista para a Educação Infantil e respeitando o plano de trabalho da instituição de ensino.
Na creche são servidas quatro refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde.
A unidade conta com cinco salas de aula, sala de música, sala de recursos áudio visual, pátio coberto, biblioteca infantil, brinquedoteca, refeitório, dormitórios, sanitários adequados à faixa etária e parque infantil.
O quadro de funcionários é formado por uma diretoria executiva, diretor pedagógico, coordenadora, quatro professoras de Educação Infantil, três auxiliares de Educação Infantil, secretária, cozinheira e auxiliar de serviços gerais.
A diretoria executiva é assim constituída: Ricardo Chaebub Rodrigues – presidente; Paulo Luciano Bugalho – tesoureiro; Nelson Galdiano Belchior – secretário e Eudes Lebrão Júnior – procurador.

Satisfação

Para a idealizadora deste exemplar projeto, a filantropa Maria Aparecida, a maior satisfação com o trabalho desenvolvido pela creche, é ter contribuído e continuar cooperando no processo de desenvolvimento e formação de milhares de crianças, e ter oportunidade de encontrá-las novamente na fase adulta.
“É gratificante perceber que eles nutrem no coração o sentimento de gratidão, respeito e amor pela primeira escola de suas vidas, e que desempenhamos um papel relevante em sua formação moral, social e pessoal”, conclui Maria Aparecida Costa Menezes.

Elogio
Rosimeire Aparecida de Souza, mãe de Luís Eduardo Gonzaga de Souza, que frequentou a instituição dos 3 aos 6 anos de idade, elogia o trabalho desenvolvido. “É uma ótima instituição, que oferece um atendimento e ensino de qualidade. Não tenho do que reclamar, pois sempre atendeu muito bem as nossas necessidades” declara.