Mais de 11 mil eleitores ainda não fizeram a biometria em Ituverava

Eleitor faz cadastro de biometria

O cadastro da biometria é obrigatório em 478 municípios do Estado de São Paulo para a próxima eleição. No entanto, em Ituverava a procura tem sido baixa. O eleitor que ainda não fez tem até 19 de dezembro deste ano para regularizar a situação. Porém, a recomendação é não deixar para a última hora. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, dos 29.666 eleitores de Ituverava, 18.560 já fizeram o cadastro biométrico, o que corresponde a 62,56% do eleitorado. Portanto, ainda faltam 11.106 eleitores para regularizarem a situação e não terem o título cancelado.
Baixa procura
Em entrevista à Tribuna de Ituverava, o chefe do Cartório Eleitoral de Ituverava, Luciano de Melo Beneli, explica que mesmo o Cartório realizando várias ações de divulgação da campanha da biometria obrigatória e das consequências do cancelamento do documento, o atendimento está muito abaixo do esperado.
“Para se ter uma ideia da falta de interesse do eleitor em buscar do serviço, no dia 23 de maio, foram atendidos no Cartório Eleitoral do município, apenas 37 eleitores, sendo que a meta diária de atendimento para o mês era 77 eleitores”, afirma. “Se continuar neste ritmo, muito eleitores que deixarem para comparecer nos últimos meses, enfrentarão grandes filas e, ainda assim, correrão o risco de não serem atendidos, em razão da limitação da capacidade de atendimento do cartório”, explica o chefe do Cartório. Ele ainda fez um alerta para o eleitorado que ainda não fez a biometria. “Compareçam o mais rápido possível ao Cartório Eleitoral e regularizem a sua situação evitando, desta forma, aborrecimentos decorrentes do cancelamento do documento”, completa Luciano de Melo Beneli.
Atendimento e documentação
Para fazer a biometria, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral de Ituverava, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, munido dos seguintes documentos: um documento original (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou de Casamento), o título eleitoral (se tiver) e um comprovante de residência atual (emitido nos três meses anteriores ao atendimento).

Cancelamento do título

O eleitor que não fizer a biometria até o dia 19 de dezembro deste ano, terá o título cancelado e, sofrerá, dentre outras consequências legais, a proibição de votar nas próximas eleições, obter empréstimos em bancos públicos, renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino, obter passaporte, inscrever-se em concurso público, etc.
Serviço
O Cartório Eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, à Rua Capitão Florindo José da Silva, 1374 – Cidade Universitária. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3839-3103 ou 3729-2745.