Médico oncologista está atendendo em Ituverava

Oncologista clínico Dr. Paulo Wanderley Luciano fala sobre primeiros meses de atividade do local

O oncologista clínico Dr. Paulo Wanderley Luciano

Inaugurado em fevereiro deste ano, o Centro de Tratamento Oncológico “Sueli Rodrigues”, instalado na Santa Casa de Ituverava, já vem se consolidando como uma das mais importantes conquistas recentes para a área da Saúde na região.
O centro tem atendido pacientes conveniados e particulares, que têm à sua disposição serviços como quimioterapia, consultas clínicas, consultas de enfermagem, cirurgias, entre outros.
Para falar sobre os primeiros meses de atividade, o oncologista clínico Dr. Paulo Wanderley Luciano, que atua como responsável do centro, concedeu entrevista à Tribuna de Ituverava. Segundo ele, a procura pelo tratamento começou antes mesmo da inauguração.
“Ela se iniciou em outubro de 2018, quando iniciamos a atividades de implantação do serviço, com o trabalho de regulamentação interna, regimentos, bem como protocolos e fluxogramas de atendimentos e tratamentos dos pacientes com câncer”, afirma o médico.

Procedimentos
“Pacientes já estão em tratamento com quimioterapia, e também estamos realizando procedimentos, como cirurgias de tumores de pele e mama”, ressalta. De acordo com o Dr. Paulo Luciano, desde outubro do ano passado já foram realizadas 30 cirurgias na Santa Casa. “No que se refere aos pacientes de fazem quimioterapia, temos 5 em tratamento e um realizando radioterapia em Franca”, destaca.
“Os tipos de câncer mais comuns em Ituverava e região são os mesmos de nosso país, ou seja, de pele não melanoma, mama, colorretal e pulmão”, enfatiza

Estrutura
O oncologista Paulo Luciano ressalta que a estrutura do Centro de Tratamento Oncológico “Sueli Rodrigues” é muito boa. “O trabalho vai desde a atenção e acolhimento do paciente quando procura o nosso serviço, o que é feito pela enfermeira chefe Juliana Paulista e suas colaboradoras, até o atendimento do paciente pelo médico”, observa.
“Também temos um centro de infusão de quimioterapia moderno e funcional, que é semelhante ao dos grandes centros, que oferece todo o aporte oncológico necessário. Ainda contamos, na Santa Casa, com exames de bioquímica e de imagens bastante modernos e precisos”, relata.

Diagnóstico precoce do câncer é importante para cura da doença

Quando foi a última vez que você procurou um médico? Se essa pergunta fosse respondida por um homem, provavelmente, a resposta seria justificada por algum quadro grave de saúde. A prevenção através de exames de rotina e consultas médicas não costumam fazer parte da rotina de preocupações entre a população. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a detecção precoce de um câncer compreende duas diferentes estratégias: uma destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) e outra voltada para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis (rastreamento)”. Por isso, a importância de fazer sempre exames preventivos.
Doença
O câncer acontece quando há um crescimento desordenado – considerado maligno – de células em tecidos e órgãos. Essa divisão rápida tende a ser agressiva e incontrolável, causando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas
O oncologista clínico Dr. Paulo Wanderley Luciano reforça a importância da prevenção do câncer. “A meu ver, a prevenção é muito importante, pois quando conseguimos fazer o diagnóstico precoce, conseguimos a cura em quase 100% dos casos. Esta prevenção se baseia em prevenir e combater os fatores de risco da doença, como tabagismo, obesidade, sedentarismo, má alimentação e quadros virais de HPV para o colo de útero e orofaringe”, enfatiza.

Prevenção

Setor de Oncologia da Santa Casa de Ituverava

“A prevenção vai desde crianças e adolescentes, através das escolas, até adultos, por meio de postos de saúde, profissionais da Saúde da Família e da imprensa”, completa. O oncologista clínico Dr. Paulo Luciano, além de liderar o Centro de Tratamento Oncológico “Sueli Rodrigues” em seu consultório particular, na Santa Casa de Ituverava. Ele também atende em Ribeirão Preto e, em São Joaquim da Barra em consultório particular e na Santa Casa, no setor de Oncologia e cirurgia de urgência.
Ele é casado com a médica Paula Menezes Luciano, e tem os filhos Pedro, que é advogado, e Mariana, que é estudante de Medicina.