Neste sábado é o “Dia D” de Vacinação contra Pólio Sarampo

Dia D é neste Sábado

Neste, sábado, 18 de agosto, é o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo (vacina tríplice viral que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola SCR).

Em Ituverava, a campanha está sendo realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, com apoio do Rotary Club de Ituverava. O público alvo da campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo e a Poliomielite, são crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dia e a meta é vacinar 95%.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, em Ituverava, 1.781 crianças fazem parte deste público, das quais 772 já receberam a dose da vacina, o que representa 43,35%. Foram vacinadas 185 crianças de 1 ano; 191 – 2 anos; 222 – 3 anos e 174 – 4 anos.

A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde do município, incluindo o Centro de Saúde, exceto na Unidade de Saúde Central, próxima ao AME. Neste sábado, todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h.

A Campanha segue até o final do mês, com data prevista para o dia 31 de agosto, e os pais ou responsável que levarem as crianças deve apresentar a caderneta de vacinação, para que seja aplicada a dose das vacinas.

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado destaca a importância da campanha. “Nesse ano, surgiram vários casos de sarampo no Brasil. Esse é mais um motivo para continuarmos em alerta e levar as crianças para receber a vacina contra sarampo e poliomielite. Por isso, reforçamos o pedido e contamos com o apoio de todos os pais e responsáveis nessa campanha”, ressalta Adriana.

Rotary Club

Em todo o país, a vacinação contra a poliomielite é apoiada pelo Rotary Club. Desde 1929, o Rotary Internacional atua na luta contra a doença e foi o responsável pelo fornecimento da vacina no Brasil.

Atualmente a responsabilidade da distribuição é do governo federal, mas a entidade continua realizando o trabalho de conscientização sobre a poliomielite.