Nova UTI da Santa Casa será inaugurada dia 17

A cerimônia será às 10h, com a presença do secretário da Agricultura do Estado, Arnaldo Jardim 

Nova UTI da Santa
Casa de Ituverava

A Santa Casa de Ituverava inaugura sábado, 17 de março, a nova UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). A solenidade será no novo espaço, às 10h, com a benção do padre Vilmar Volpato, diretor espiritual da instituição de saúde, e prestigiada pelo secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado, o deputado federal Arnaldo Jardim. Em seguida, será realizada visita às instalações.
A cerimônia deve reunir diversas autoridades, entre elas, o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, deputado federal Arnaldo Jardim (PPS); a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado; o presidente da Santa Casa, o empresário Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”); diretoria e Conselho de Administração da Santa Casa, corpo clínico; a administradora da instituição de saúde, Cláudia Maria Carreira Frata; o presidente do Sindicato Rural de Ituverava, Gustavo Rocha Ribeiro Chavaglia; autoridades e representantes da sociedade ituveravense.
Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, a administradora da Santa Casa, Cláudia Maria Carreira Frata fala sobre a nova UTI. “A UTI, que assiste e monitora pacientes em estado grave de saúde ou em pós-operatório, e que é, seguramente, uma das mais modernas e completas da região, conta com estrutura de monitoramento online dos pacientes e, atendimento humano e de qualidade”, afirma.
Ela lembra que “toda internação hospitalar causa desequilíbrio emocional ao paciente e à família. Quando se trata de tratamento intensivo, a situação se torna ainda mais angustiante”, observa.
“Assim, essas situações provocam uma insegurança enorme, pois é sempre associado a situação desesperadora com o isolamento da família, amigos e risco de morte. Para amenizar esse sofrimento, a nova UTI oferecerá condições humanizadas para a permanência do familiar por mais tempo, permitindo inclusive um maior relacionamento com a equipe. O paciente terá a noção se é dia ou noite, podendo até visualizar a cidade, claro, dependendo do seu estado” explica
Acreditamos que com a nossa equipe qualificada, com recursos tecnológicos que a Santa Casa disponibiliza, e agora com essa nova estrutura, as pessoas que necessitarem da UTI, poderão ter um atendimento de primeiro mundo. Agradecemos a todos que direta ou indiretamente, contribuíram para a instalação da nova UTI”, observa Cláudia Maria Carreira Frata.

Apoio fundamental
Por meio de Emenda Parlamentar do deputado federal Arnaldo Jardim junto ao Ministério da Saúde, a Santa Casa de Ituverava recebeu verba no valor de R$ 300 mil, que foram investidas na nova UTI.
A emenda foi solicitada pelo então vereador Luiz Araújo e pelo vereador Rafael Fernando Mendonça de Freitas Matos (“Gabiru”), que é o atual presidente do diretório municipal do PPS.

Prefeita Adriana elogia inauguração da nova UTI 

A prefeita Adriana Jacob Lima Machado fala sobre a importância da inauguração da nova UTI da Santa Casa de Ituverava.
“Sem dúvidas, a Santa Casa de Ituverava, ao longo dos anos, tem desenvolvido trabalhos maravilhosos, que beneficiam a população de Ituverava, oferecendo saúde de qualidade e atendimento humano. Também, cumprimento o deputado Arnaldo Jardim que destinou a verba para que o projeto fosse viabilizado”, destaca a prefeita.

O presidente da Santa Casa, Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”), o deputado federal Arnaldo Jardim; o vereador Rafael Gabiru
e a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado

Deputado fala sobe o trabalho desenvolvido pela Santa Casa 

Em entrevista concedia à Tribuna de Ituverava por WhatsApp, o deputado Arnaldo Jardim fala sobre a inauguração de mais uma moderna ala da Santa Casa de Ituverava.
“É uma alegria muito grande poder estar ao lado da Santa Casa de Ituverava e, junto a população que merece atenção e ter o melhor atendimento disponível à sua saúde. A instituição é exemplar, e ao longo dos anos possibilitou que a cidade apresentasse condições de se tornar uma referência em toda a região, no que diz respeito a saúde”, destaca.
“Cumprimento toda provedoria da Santa Casa, corpo clínico, e toda a equipe responsável por esse trabalho maravilhoso, onde se juntam pessoas do bem para bem dirigir. É por isso que ano a ano, como parlamentar e ituveravense, tenho buscado colaborar, conquistando recursos para a Santa Casa”.
“Visitei recentemente a instituição, com o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin na inauguração da ala de Hemodiálise, que também é uma referência em toda a região. E, estaremos juntos novamente, desta vez para inaugurar a nova UTI, que é humanizada, de qualidade, que muito me alegra poder fazer parte deste momento”, ressalta.
“A atuação permanente do meu querido amigo, Luís Araújo, ao lado de tantas pessoas e da direção da Santa Casa sempre me estimulou à auxiliar de alguma forma a instituição. Não poderia deixar de citar o vereador Rafael Fernando Mendonça Freitas Mattos (“Rafael Gabiru”) e tantos outros amigos que também persistiram e lutaram para concretização desse sonho. São amigos como estes, que nos estimulam a trabalhar”, enfatiza.

Nova emenda
“Para 2018, temos mais uma vez em nosso orçamento, seguindo a tradição, uma nova emenda que será destinada a Santa Casa. Repito, é uma alegria imensa participar desse sonho e ter a oportunidade de comemorar uma de tantas conquistas, que virão para a área da saúde, para sempre oferecer atendimento de qualidade à toda região, fortalecendo assim, esse polo de saúde, que tantos empregos gera, o que é fundamental para o desenvolvimento do município”, conclui o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado, o deputado federal Arnaldo Jardim. Em seguida, será realizada visita as instalações.

Presidente do Sindicato Rural de Ituverava fala sobre Arnaldo Jardim 

Após a cerimônia, o deputado se reunirá, na sede do Sindicato Rural de Ituverava, com o presidente Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia, com produtores rurais e correligionários de Ituverava e região.
“A diretoria da ‘nossa’ Santa Casa, está de parabéns. O trabalho que as diretorias vêm desenvolvendo nos últimos anos, junto com demais colaboradores, nos traz a tranquilidade e a certeza de que temos com quem contar, pois ter em nossa cidade um centro médico de qualidade como a Santa Casa, faz toda a diferença para a população”, observa o presidente do Sindicato Rural de Ituverava.
“A administração da instituição, conta sempre com o apoio das autoridades, entre elas, o deputado federal e secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, que todos os anos destina verbas e não mede esforços para ajudar Ituverava e região”, observa.
“Após a cerimônia de inauguração da nova UTI da Santa Casa, vamos participar na sede do Sindicato, de uma breve apresentação com um professor de Economia, juntamente com lideranças do setor agropecuário. Também será apresentado ao deputado Arnaldo Jardim, um balanço, sugestões e reivindicações da nossa região”, destaca Chavaglia.

 Todas as áreas
O produtor rural, que também é presidente da Associação os Produtores de Sola de São Paulo – Aprosoja, enfatiza a atenção do deputado em de todos os setores do Estado. “Mesmo a frente de apenas uma secretaria, o deputado está sempre oferecendo apoio à diversas áreas, entre elas a Saúde, Educação, Transportes, ouvindo atenciosamente as solicitações da população e procurando atende-las, da melhor forma possível”.
“Portanto, Ituverava só tem a agradecer a este ituveravense de coração. Em nome do Sindicato Rural de Ituverava e como cidadão da cidade, o meu muito obrigado, Arnaldo Jardim”, agradece Gustavo Ribeiro da Rocha Chavaglia.

Delegado e vereador do PPS destacam atuação do deputado 

O Delegado do Diretório municipal do PPS e ex-vereador Luiz Araújo, que a verba ao deputado Arnaldo Jardim, e que trabalhou para a viabilização da emenda parlamentar, fala sobre a inauguração.
“É sempre um prazer receber o deputado em Ituverava, cidade que ele acolheu e tem ajudado ao longo dos últimos anos, desde que ocupava o cargo de deputado estadual, candidato a vice-governador e secretário da Habitação do Estado, época em que conseguiu a Vila Dignidade. Como deputado, ele é um homem íntegro, que também feito um excelente trabalho à frente da secretaria da Agricultura e Abastecimento”, elogia.
“Parabenizo à Santa Casa pelo trabalho excepcional realizado e por sempre aplicar com competência as verbas e doações que recebe”, completa Luiz Araújo.

Emendas Parlamentares  

O vereador Rafael Fernando Mendonça de Freitas Mattos (“Rafael Gabiru”), que é presidente do diretório municipal do PPS, também ressalta o apoio do deputado Arnaldo Jardim para a realização da nova Unidade.
“O deputado Arnaldo Jardim sempre contribuiu significativamente com Ituverava, principalmente com à Santa Casa, através de Emendas Parlamentares. A penúltima, foi fundamental para a realização da nova UTI humanizada”, afirma
“Hoje, em Ituverava, Arnaldo Jardim é uma referência como político de caráter, que tem expressão, não só cidade ou região, mas em todo o Estado de São Paulo, e como secretário de Agricultura e Abastecimento é considerado um dos mais ativos do governo Geraldo Alckmin”, elogia Rafael Gabiru.

Nova UTI é mais um importante investimento da Santa Casa 

O novo espaço contará com 10 leitos individualizados, janelas grandes que possibilitarão o contato dos pacientes com a área externa, ventiladores mecânicos, desfibriladores, monitores multiparamêtricos, gasometria venosa e arterial, eletrocardiógrafo, cardioversores, bombas de infusão, glicosimetros, carrinhos de emergência equipados com medicações e insumos de atendimentos à parada cardíaca, cânulas de intubação, mascaras de ventilação, BIPAP/CPAP entre outros.
Também serão utilizados todos os equipamentos de diagnóstico da Santa Casa (imagens – ultrassonografia, tomografia, ressonância, raio-x simples e contrastado, endoscopia, colonoscopia entre outros), além do corpo clínico e equipe altamente qualificada.

Referência regional

Mais do que diagnosticar e tratar de pacientes em estado grave, a UTI da Santa Casa de Ituverava busca oferecer conforto e humanidade aos pacientes.
Considerada referência regional em saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Ituverava oferece atendimento humano, tecnológico e com profissionais de ponta. Hoje, aproximadamente 70% dos pacientes atendidos são oriundos do SUS o que comprova a importância da instituição de saúde no contexto social.