Novotec oferece qualificação profissional a alunos do “Justino”

Programa Novotec Expresso oferece cursos gratuitos de qualificação profissional

A Etec “Professor José Ignácio de Azevedo Filho” está promovendo, em parceria com a Escola Estadual “Capitão Antônio Justino Falleiros”, dois cursos gratuitos de qualificação profissional, através do Programa Novotec Expresso.
O programa do Governo do Estado de São Paulo, é desenvolvido em parceria com o Centro Paula Souza, instituição referência em excelência educacional no Brasil, e com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e tem como objetivo oferecer oportunidades de profissionalização para os jovens.
O público-alvo da iniciativa, são alunos da Escola “Justino”, que estão regularmente matriculados e com frequência efetiva na Secretaria Estadual da Educação.
Cursos
Neste semestre, os cursos desenvolvidos pelo Novotec são: Montagem e Manutenção de Microcomputadores e Gestão de Pequenos Negócios, com carga horária correspondente a 200h/aula e estão são ministrados exclusivamente por profissionais contratados pela Etec.
No curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores, os alunos estão aprendendo conceitos relacionados ao estudo de microcomputadores, montagem e manutenção de microcomputadores e projeto integrador.
No Gestão de Pequenos Negócios, as aulas abordam planejamento empresarial, planejamento de recursos financeiros, rotinas básicas de administração de pessoal, planejamento de processos comerciais e projeto integrador.

Benefícios
De acordo com um dos coordenadores do programa em Ituverava, Leandro Rondado de Sousa, a modalidade de ensino implantada pelo governo, NovoTec Expresso, é o início de uma adequação do Novo Ensino Médio, que pode proporcionar diversos benefícios, tanto para o sistema de educação, quanto para a formação dos jovens.
“Como facilitar o acesso ao ensino profissionalizante, mais oportunidades de empregos para os estudantes, melhor desempenho escolar, além de mais motivação e menos evasão”, afirma.
“Com a finalidade de qualificar os jovens para o mercado de trabalho, o curso rápido permite que o estudante adquira conhecimentos teóricos e práticos, que possam ser um diferencial na vida profissional. Uma vantagem é, que, esses cursos também podem estimular a desenvolver o empreendedorismo, palavra de excelência para quem busca se modernizar nesse vasto mercado de trabalho”, destaca o professor Leonardo.

Seleção dos cursos
No Novotec, os cursos são oferecidos de acordo com a demanda dos jovens por profissionalização mais rápida e do mercado de trabalho por mão de obra qualificada para as necessidades atuais. “As Etecs realizam o estudo baseado em dados coletados pela Secretaria de Desenvolvimento, que os compila, realizando a opção pelo curso”, explica o coordenador.
“Em seguida, as escolas estaduais divulgam a lista de oportunidades para os alunos, que por sua vez se inscrevem pelo site do programa. Uma das questões mais interessantes do Novotec, é que alunos de qualquer série/ano podem participar do curso, não havendo a necessidade de estar obrigatoriamente cursando uma série específica”, observa
“Essa regra abre a possibilidade do aluno da 1ª série do Ensino Médio, por exemplo, participar de um curso por semestre, ou seja, ter a oportunidade de obter qualificações em diversas áreas de trabalho, aumentando suas chances de encontrar um bom emprego”, enfatiza.

Parceria produtiva

Ainda segundo Rondado, a parceria entre as instituições tem sido muito positiva, pois possibilita e simplifica a relação entre as diretorias, facilitando a troca de informações que podem contribuir na tomada de decisões em relação ao rendimento escolar dos estudantes.
“Estamos muito confiantes no sucesso dos alunos que aderiram ao programa e, até o momento, tem demonstrado bastante interesse pelo curso, participando das aulas e levantando questões pertinentes”, completa Leandro Rondado Sousa.
des, amor ao próximo e companheirismo. Só assim, teremos uma pátria melhor e mais justa”, destaca a rotariana Ana Thereza.