Número de notificações do coronavírus continuam aumentando em Ituverava

Equipe da vigilância epidemiológica

Ituverava não registrou novos casos de coronavírus até a última sexta-feira, 5 de maio. Entretanto, como nas semanas anteriores, o número de casos notificados e investigados segue crescendo no município
Até ontem, sexta-feira, 5 de maio, o município havia registrado 424 notificações de casos suspeitos de coronavírus, ou seja, um aumento de 32 notificações, em relação ao dia 29 de maio (sexta-feira retrasada) quando a cidade registrava 392 notificações, que são os pacientes suspeitos acompanhados pela Vigilância Epidemiológica, setor ligado à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde.

Quinta-feira
Na quinta-feira, 4 de junho, o número de notificados chegou a 415, que se refere a pacientes suspeitos acompanhados pela Vigilância Epidemiológica, setor ligado à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde.
No dia 29 de maio (sexta-feira retrasada), a cidade registrava 392 notificações.

Novos testes
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, nessa semana, os órgãos de saúde do município receberam o resultado de 9 exames, todos negativos. Com isso, o número de exames negativos no município chegou a 73. Já o número de casos positivos permanece 6, sendo que, desse número, 4 já foram recuperados.
No momento, Ituverava aguarda o resultado de 7 exames que foram enviados para o Instituto Adolfo Lutz e outros laboratórios credenciados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
De acordo com o boletim do dia 4 de maio, os casos monitorados, que não se enquadram para a realização do exame, mas que são acompanhados pela Vigilância em Saúde, são 163. Além disso, o exame de 166 de pacientes foram descartados por apresentarem melhora no quadro clínico.

Internações
Com relação às internações em instituições do município, até na quinta-feira, 4 de junho, havia apenas um paciente de Ituverava com suspeita de Covid-19 internado na Santa Casa de Misericórdia de Ituverava.

Outros municípios
Contudo, a respeito de pacientes de outros municípios, havia na Santa Casa um suspeito internado na ala da Enfermaria Covid, dois suspeitos internados na ala da UTI e um caso positivo também internado na UTI. No Hospital São Jorge há apenas um caso suspeito internado na Enfermaria.

Isolamento social
A Prefeitura de Ituverava e a Secretaria da Saúde seguem reforçando para que a população faça o isolamento social e o uso de máscaras (obrigatório em Ituverava e no estado de São Paulo), tendo em vista que os casos confirmados de Covid-19 vêm aumentando na região, principalmente em cidades próximas a Ituverava.
Além disso, a população deve estar atenta às medidas de prevenção sugeridas no Plano de Contingência da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, que incluem: adotar medidas básicas de higiene (lavar as mãos com agua e sabão e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las); outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool em gel 70%; ampliação da limpeza com álcool 70% (objetos e superfícies); para limpeza doméstica, recomenda-se a utilização de água sanitária.
Também recomenda-se utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar; evitar tocar nariz, olhos e boca; evitar contato com pessoas que apresente os sintomas gripais; evitar aglomerações; evitar compartilhar objetos pessoais e utensílios domésticos; manter residências e locais arejados e ventilados e em filas, manter distância de pelo menos 2 metros entre as pessoas.
Prevenção
A Secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan fala sobre a importância de prevenção à Covid 19. “Nessa semana, tivemos um aumento nos casos de Covid-19 em nossa região. Até o momento, não tivemos nenhum caso confirmado nessa semana em Ituverava. Mas, é de suma importância que a população tenha consciência e se previna diariamente para que possa proteger todos ao seu redor”, ressalta Janine.

Enfretamento
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado fala sobre o enfrentamento da Covid-19 em Ituverava. “Estamos diariamente analisando e propondo ações para conter a disseminação do vírus em Ituverava. Por isso, é muito importante que a população esteja atenta e respeite as nossas normas e recomendações”, alerta.
“Nesse momento, é muito importante que todos façam o isolamento social, usem máscaras para proteção e evitem aglomerações”, destaca a prefeita Adriana Quireza.

Canais de informação
Todas as informações relacionadas ao enfrentamento à Covid-19 em Ituverava são divulgadas diariamente através do site www.ituverava.sp.gov.br/coronavirus e através das redes sociais (Instagram e Facebook) da Prefeitura de Ituverava.