Nutricionista destaca importância de boa alimentação na juventude

Nesta semana, a Tribuna Teen dá continuidade à série de reportagens especiais sobre a importância de os adolescentes manterem uma boa alimentação.
As dicas são da nutricionista Luciana Conceição Martins Silva Nascimento.
Ela desenvolve um importante trabalho na rede Liberdade de Supermercados, contribuindo para manter a qualidade dos alimentos comercializados na empresa, sempre priorizando os benefícios para a saúde. Também é importante destacar a preocupação do empresário Bassim Tannous, proprietário da Rede Liberdade, em oferecer o que há de melhor e mais saudável aos seus clientes, por meio da supervisão da nutricionista.
Segundo Luciana, uma boa alimentação na juventude resulta em uma vida adulta saudável. “Uma boa alimentação promove saúde; ajuda no crescimento e desenvolvimento; previne doenças e problemas de saúde, como obesidade, anemia, hipertensão, problemas cardíacos, entre outros, pois a alimentação está vinculada a todos os fatores do corpo humano. Ou seja, o que depositamos nele enquanto jovens é o que dará frutos futuramente”, afirma.

Corpo em transformação
Ainda de acordo com ela, a juventude é quando o indivíduo está em constante transformação física, passando pela puberdade. “Devido a este fator, a ingestão de macro e micronutrientes é fundamental (carboidrato, proteína, gorduras, vitaminas e minerais). Uma alimentação equilibrada e balanceada é de grande importância”, observa.
“Frutas, verduras, leites e derivados, grãos e carnes são alimentos que ajudam no crescimento e desenvolvimento do jovem”, diz.
Ela também destaca que tudo em excesso faz mal, assim como a falta de alguns tipos de alimentos. “Na lista do que deve ser evitado estão alimentos industrializados, processados e com conservantes, como macarrão instantâneo, bolachas recheadas, salgadinhos e frituras”, ressalta.
“Esses alimentos são os grandes vilões da juventude, pois, devido à praticidade, muitas vezes são os preferidos dos jovens diante da correria do dia a dia”, ressalta.

Fast food

A nutricionista também fala sobre os riscos do fast food. “Esses alimentos são conhecidos por ter um alto teor de gordura em suas preparações e baixa oferta de nutrientes, como diversos tipos de frituras, alimentos industrializados, hamburgueres, pizzas, batatas fritas, entre outros”, enumera.
“O consumo diário desses alimentos é prejudicial à saúde e pode acarretar obesidade, problemas cardíacos, hipertensão e até mesmo anemia devido à falta de nutrientes importantes ao corpo”, completa.
Na próxima edição, a Tribuna Teen traz nova entrevista com a nutricionista Luciana Conceição Martins Silva Nascimento, que abordará o impacto de fatores emocionais na alimentação dos jovens.
Luciana Conceição Martins Silva Nascimento, 26 anos, é filha de Devair Dias do Nascimento e Solange Maria Martins Silva Nascimento e tem os irmãos João Paulo Martins Silva Nascimento e Juliana Martins Silva Nascimento.