Obras explicam disputa entre Israel e Palestina a estudantes

A complicada disputa que opõe Israel e Palestina há quase 70 anos é o mais importante conflito territorial do Oriente Médio – e um tema recorrente no Enem e em outros vestibulares. Além de entender as suas razões históricas e os últimos acontecimentos na região, é preciso conhecer a realidade e o cotidiano de judeus e palestinos, há décadas à espera de paz.
Por conta disso, o Guia dos Estudante, da Editora Abril, selecionou três filmes (duas ficções e um documentário) e uma história em quadrinhos que ajudam a entender o conflito.

FICÇÃO
Filme: Aproximação (Disengagement)
Amos Gitai (França/Israel, 2007)
O filme se passa em 2005 e narra a história de Ana, francesa que se encontra com seu meio-irmão israelense Uli, no enterro do pai. Por questões familiares, Ana se vê obrigada a ir para Israel, ao encontro de um passado que escondia e buscava esquecer.
Lá, acabará encontrando a filha em um kibutz, no momento em que o exército israelense expulsava os judeus assentados do território palestino na Faixa de Gaza. Tal missão será feita por Uli, do exército de Israel. O conflito não deixará de afetar Ana e sua família.

Filme: Lemon Tree
Eran Riklis (Israel/Alemanha/França, 2008)
Uma plantação de limões é o pano de fundo para abordar a questão da difícil convivência entre palestinos e judeus. Ambientado na fronteira da Cisjordânia com Israel, Lemon Tree conta a história da viúva palestina Salma, que vê sua vida ameaçada com a chegada do novo vizinho, o ministro de Defesa de Israel.
Por supostamente ameaçar a segurança do ministro, uma vez que terroristas podem esconder-se entre os limoeiros, a força de segurança israelense exige a derrubada de todas as árvores. A viúva não aceita o fato, pois, além de herança de seu pai, a plantação é sua fonte de sustento, e decide contratar um advogado para garantir seus direitos. O caso é levado à Justiça e chega até a Suprema Corte. O filme foi baseado em uma história real.

DOCUMENTÁRIO
Filme: Promessas de um Novo
Mundo (Promises)
Justine Arlin, Carlos Bolado, B.Z. Goldberg (Israel/EUA/Palestina, 2001)
Filmado entre 1995 e 2000, Promessas de um Novo Mundo retrata a história de sete crianças israelenses e palestinas, com idades entre 9 e 13 anos, em Jerusalém. Apesar de morarem no mesmo lugar, cada uma vive em mundos distintos, separados por diferenças religiosas e marcados pelo histórico de conflitos e violência.
Os documentaristas trazem uma nova perspectiva sobre o conflito no Oriente Médio, uma visão infantil e inocente, fugindo de discursos de políticos, soldados e militantes.

QUADRINHOS
Palestina, Uma Nação Ocupada
Joe Sacco (Conrad Editora, 160 páginas)
Assim que Palestina foi publicado, logo foi chamado de “reportagem em quadrinhos”. Não é para menos: Joe Sacco não fez ficção sobre o tema. Ele viajou por dois meses pela Palestina, em 1996, para contar a história dos árabes da região e o cotidiano de uma área sob ocupação militar e constante vigilância.
Sacco coletou histórias de militantes na causa palestina e gente comum nas ruas, hospitais e escolas. Os violentos confrontos não ficaram de fora e ele entrevistou soldados e vítimas de tortura. Tudo isso se transformou em belíssimas ilustrações preto e branco que ajudam a reconstruir a realidade.