Oito pessoas são presas em operação da Polícia Civil

Ação foi realizada nesta semana, com o objetivo de combater crimes como tráfico de drogas e roubos

Drogas e dinheiro apreendidos pela Polícia Civil

A Polícia Civil de Ituverava, com apoio da Delegacia Seccional de Franca e do GOE (Grupo de Operações Especiais), cumpriu, nesta semana, uma série de mandados de busca e apreensão. A ação resultou na prisão de oito pessoas e na apreensão de entorpecentes, balanças de precisão, aparelhos celulares, anotações relativas ao tráfico de drogas, entre outros objetos.
De acordo com informações da Polícia Civil, a operação foi focada em crimes como tráfico de drogas e roubos e foi realizada sob o comando dos delegados Márcio Barbosa Macedo e João Paulo de Oliveira Marques.
Em um dos locais que a Polícia Civil cumpriu mandado, foram encontrados uma arma, a quantia de R$ 8 mil em dinheiro, documentos e talões de cheque. A mulher presa nessa residência responde pelo crime de roubo.
Em outro local, os policiais encontraram 0,11 gramas de crack, 36 gramas de cocaína e 151 gramas de maconha, além de uma balança digital de precisão, equipamento utilizado para pesar os entorpecentes.
“Há tempos o uso indevido e do tráfico ilícito de drogas se tornou motivo de alarde social, devido às conseqüências funestas advindas da toxicomania, daí a preocupação do legislador em criar medidas que venham a coibir esta ameaça”, escreveu a Polícia Civil, em um dos boletins de ocorrência elaborados durante a operação.

Tráfico
O problema do tráfico de drogas é bastante grave e atinge praticamente todo o país. Somente no Estado de São Paulo, por exemplo, o número de presos por tráfico de drogas aumentou 508% em 12 anos, segundo o Ministério da Justiça e Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Lei de Acesso à Informação.
Em 2005, eram 13.927 presos por tráfico de drogas. Em 2017, o número subiu para 84.699. Já a população prisional passou de 138.116 para 225.874, sendo que um terço destes detentos cumpre pena por tráfico de drogas.
Um dos motivos para isso é a Lei de Combate ao Tráfico de Drogas, que entrou em vigor em agosto de 2006 e endureceu as penas de prisão para traficantes.

Trabalho

É preciso registrar que o trabalho desenvolvido pelas Polícias Civil e Militar, que não medem esforços para combater o tráfico de drogas, como demonstra a operação realizada em Ituverava pela Polícia Civil nesta semana.